Gestão de Tempo para Desenvolvedores que aspiram o SUCESSO

Tempo de leitura: 5 minutos

Sim, é verdade que todos nós temos 1.440 minutos para gastar durante nosso dia, porém é bem comum ouvirmos alguns desenvolvedores reclamando sobre a falta de tempo por conta das demandas do dia a dia.

E você? Se encaixa nessa descrição?

Se você for como a maioria dos desenvolvedores irá responder que sim, até porque existe uma certa restrição de tempo para dar conta de tudo, pois nossa vida não envolve apenas o lado profissional.

Temos também compromissos ligados ao trabalho, educação, relacionamentos, saúde e família.

Mas você sabe que tem pessoas que conseguem administrar cada área da vida, ter equilíbrio entre elas e atingem resultados extraordinários. A pergunta que fica é a seguinte.

O que essas pessoas fazem para gerenciar o tempo com qualidade e garantir o sucesso em suas carreiras? É o que vamos aprender no artigo de hoje.

// O que é gestão do tempo?
// Defina seus objetivos
// Faça o planejamento
// Priorize as tarefas mais importantes
// Foco
// Busque o autoconhecimento

O que é gestão do tempo?

o que é gestao do tempo

Como o próprio nome já diz, se trata de habilidades desenvolvidas para melhor gerenciar o tempo com o objetivo de não desperdiçá-lo.

O objetivo da gestão do tempo é que as etapas do seu projeto possam ser feitos sem prejuízos à qualidade dentro do menor tempo possível.

Resumindo, se trata de realizar o melhor trabalho possível em menos tempo.

Todo desenvolvedor deseja essa “habilidade” nos dias de hoje.

Vale principalmente diante de um mercado absurdamente competitivo, no qual ser produtivo faz muita diferença para chegar até os seus objetivos.

Ser produtivo não significa estar com a agenda lotada de compromissos, e sim exigir um correto gerenciamento de seu tempo.

Entendeu o que é gestão do tempo? O que você acha de descobrirmos algumas habilidades que precisamos desenvolver para fazer uma boa gestão do tempo?

Defina seus objetivos

defina seus objetivos

Primeira coisa de tudo é entender que todos têm a mesma quantidade de tempo e que você não vai conseguir modificá-lo, mas vamos gerenciar a forma como o tempo é utilizado.

E a melhor forma de fazer isso é organizar tudo o que tem para fazer em ordem de importância e urgência.

Por isso é importante que você defina seus objetivos e prioridades.

Ao pensar sobre eles, fica mais fácil entender quais ações vão ajudar você a chegar mais perto dos resultados desejados.

Faça o planejamento

faça o planejamento

Se você é um programador organizado, uma tarefa dá sequência a outra, que não é iniciada até que a primeira seja concluída.

É algo até básico, mas faz toda a diferença para que a produtividade atue no seu potencial máximo.

Vale tanto para a equipe de programadores, como também para a rotina individual do programador.

Dando sequência aos passos anteriores, ao definir objetivos e estabelecer prioridades, planejar de que forma elas serão realizadas é uma evolução natural do processo.

Essa é uma maneira de prever as tarefas e ter um cronograma ajustado, aproveitando melhor o tempo disponível.

Ter uma agenda para visualizar os compromissos do dia, da semana e do mês pode facilitar muito na organização das tarefas e do prazo que têm para concluí-las.

Se preferir utilizar alguma ferramenta digital de gestão do tempo, faça um teste com o Google Agenda, que pode ser sincronizado facilmente com seu smartphone.

Priorize as tarefas mais importantes.

priorize as tarefas mais importantes

Seguindo a mesma linha de raciocínio, fazer uma boa gestão do tempo exige separar as atividades entre as mais e menos importantes.

O que nós fazemos geralmente? Damos prioridade a tarefas inesperadas, como “tentar apagar incêndios” de última hora.

Porém essa prática é uma verdade bola de neve, pois só gera mais desgaste, desorganização e sobrecarga de atividades, pois as pendências acabam se acumulando.

Por isso, priorizar é a chave.

Com isso você irá perder menos tempo com tarefas que geram pouco valor e direcionar sua atenção e esforço para as tarefas que são essenciais na sua estratégia.

Uma ferramenta útil nesse processo é a Matriz de Eisenhower, pois ela lhe permite aumentar a produtividade com uma visão mais clara do que precisa ser feito.

Foco

foco

Quando falamos lá em cima da necessidade de definir objetivos vimos o quão importante é o foco.

Mas talvez seja surpresa para você que essa é também uma habilidade que pode ser desenvolvida – e também exigida para que sua gestão do tempo tenha qualidade.

O nosso principal desafio não será alcançar o foco em algumas atividades, mas manter o foco constante.

Para tanto, todas as distrações precisam ser eliminadas, reconhecendo aquelas que mais roubam a sua atenção e concentração das tarefas.

Para conseguir ter eficácia na sua busca por foco busque exercitar o autoconhecimento, assim você será capaz de identificar onde o seu foco vem perdendo força.

Busque o autoconhecimento

autoconhecimento

Todo processo de mudança exige, primeiro, entender o que é preciso mudar.
E você não consegue controlar melhor o tempo se não identificar onde vem falhando nessa tarefa.

É disso que se trata a habilidade do autoconhecimento, de identificar seus pontos fortes e fracos para alcançar um objetivo – o qual, neste caso, é o de fazer a correta gestão do tempo.

Ao realizar essa autoavaliação, você pode observar que é um procrastinador de carteirinha e que isso sempre o leva a atrasar tarefas e viver no limite.

A partir do diagnóstico, estabeleça o que você precisa fazer para corrigir o comportamento e, ao final, alcançar uma rotina com muito mais produtividade.

Conclusão de Gestão do tempo para desenvolvedores

conclusao gestao do tempo

Com essas dicas agora você não tem mais desculpas para não fazer sua gestão do tempo de forma correta. Agora tenho uma pergunta ainda mais desafiadora.

Além de se tornar alguém hábil em gestão do tempo, o que você acha de desenvolver ainda mais suas habilidades como desenvolvedor?

Aqui na Danki nós ensinamos você a desenvolver sites e aplicações web do absoluto zero, gostaria de saber como?

Conheça o Pacote Full Stack que já mudou a vida de mais de 15.000 pessoas e pode mudar a sua também!

>> Acesse aqui o Pacote Full-Stack e entenda o motivo de nosso treinamento ser o mais requisitado do país.