Servidor Web Local: O que é, e como fazer um AGORA MESMO

Tempo de leitura: 7 minutos

Pretende desenvolver um projeto na internet, construir um site ou algo do tipo? Muita calma nessa hora pois um servidor web local é essencial para você dar o start no seu projeto, logo logo você vai entender porque..

O artigo de hoje vai te mostrar como não perder tempo fazendo testes em servidores de hospedagem, mas sim utiliza-los apenas quando já tiver feito todos os testes necessários em sua própria máquina.

Por isso a necessidade de um servidor web local, irá lhe fazer ganhar um tempo grande se formos comparar com alguém que faz tudo no servidor de hospedagem.

Porém vamos parar de bla bla bla e partir pra ação.

O que iremos aprender neste artigo de Servidor Web Local?

// O que é um servidor web

// Servidor web estático ou dinâmico

// Servidor Web Local com WampServer

O que é um Servidor Web

O que é um Servidor Web

“Servidor web (web server)” Podemos fazer referencia tanto ao hardware quanto ao software, ou ambos fazendo o trabalhando juntos.

  • Se tratando de hardware, um servidor web é um computador que serve de armazenamento de todos os tipos de arquivos que compõem os sites (com por exemplo, imagens, documentos HTML, documentos CSS, e documentos JavaScript) e faz a entrega para o dispositivo do usuário final. Está conectado a Internet e pode ser acessado através do seu nome de domínio (DNS), como por exemplo dankicode.com
  • Se tratando do software, um servidor web utiliza vários componentes que controlam como os usuários acessam os arquivos hospedados (armazenados para disponibilização), no mínimo um servidor HTTP. Um servidor HTTP é um software que compreende URLs (endereços web) e HTTP (o protocolo que seu navegador utiliza para visualizar páginas web).

Em um nível mais básico, o navegador fará uma requisição utilizando o protocolo HTTP sempre que necessitar de um um arquivo hospedado em um servidor web. Quando a requisição alcançar o servidor web correto (hardware), o servidor HTTP (software) enviará o documento requerido, também via HTTP.

Em essência, um servidor web atua como intermediário para conteúdo e clientes, levando as informações on-line e deixando-as visíveis para clientes/usuários em potencial.

Infelizmente, servidores web passam por problemas com o desempenho quando o tráfego on-line é muito alto. Isso quer dizer que seu conteúdo pode não ser executado e que sua página pode vir a não responder.

É por isso que é muito importante compreender a tecnologia do servidor que você está utilizando!

Servidor web estático ou dinâmico

Servidor web estático ou dinâmico

Para fazer a publicação do seu website, é necessário um servidor web estático ou um dinâmico.

  • Um servidor web estático consiste em um computador (hardware) com um servidor HTTP (software). É chamado “estático” porque o servidor envia seus arquivos tal como foram criados e armazenados (hospedados) ao navegador.
  • Um servidor web dinâmico consiste em um servidor web estático com software adicional, mais comumente um servidor de aplicações (application server) e um banco de dados (database). É chamado “dinâmico” porque o servidor de aplicações atualiza os arquivos hospedados antes de enviá-los ao navegador através do servidor HTTP.

Para produzir as páginas que você vê no navegador, o servidor de aplicações pode completar um modelo de página HTML (HTML template) com o conteúdo obtido de um banco de dados.

Sites como o MDN ou a Wikipédia possuem milhares e milhares de páginas, porém elas não são realmente documentos HTML, mas apenas alguns pouquíssimos templates HTML e uma enorme base de dados. A configuração assim agiliza e simplifica o gerenciamento e a disponibilização do conteúdo.

E-book Desenvolvimento Full Stack
Baixe Gratuitamente o Guia Completo de Como se Tornar um Desenvolvedor Full Stack

Tenha em mãos o livro digital, que irá lhe ensinar tudo sobre as principais tecnologias web e fará você dar o ponta-pé inicial no Universo Full-Stack!

Servidor Web Local com WampServer

Servidor Web Local com WampServer

Agora que já entendemos como funciona um servidor vamos fazer ele funcionar de forma local, ou seja, iremos instala-lo em nossa máquina.

Se você deseja ter um servidor web local no Windows para fazer testes e desenvolver seus projetos web, você precisará utilizar um software bem interessante que já vai fazer todo o processo de configuração mais complexa por você e transformar o seu computador em um servidor web local.

O que é o WampServer

WAMP é a abreviação para Windows, Apache, MySQL e PHP. Ele nada mais é do um super pacotão de softwares.

O que isso quer dizer? Que, ao fazer a instalação do WAMP, todos os softwares do pacote também serão instalados no seu sistema.

Ainda que você possa instalar de forma separada cada um dos softwares, normalmente eles vêm agrupados.

O WAMP é um pacote derivado do LAMP (o L é de Linux). A diferença que existe entre eles é que o WAMP é utilizando no Windows enquanto o LAMP é utilizado no Linux.

Vamos dar uma breve analisada sobre o quê cada letra do WAMP significa.

  1. W” é de Windows. Também existe o LAMP (para Linux) e o MAMP (para MAC).
  2. A” é de Apache. O Apache é um software de servidor responsável por hospedar páginas de internet. Quando é feita uma solicitação de acesso a uma página, o Apache garante esse mesmo acesso além de HTTP e mostra a página que você quer ver.
  3. M” é de MySQL. A função do MySQL é ser o sistema de gerenciamento do banco de dados do seu servidor. Ele armazena toda informação relevante do seu projeto, como o conteúdo de um site, perfis de usuários, etc.
  4. P” é de PHP. É uma linguagem de programação usada para desenvolver o WordPress. Ela atua como uma espécie de “cola” para todo o pacote de softwares. O PHP roda em conjunto com o Apache e se comunicando com o MySQL.

>> Leia também: Como Criar um Sistema de Cadastro com PHP e MySQL: Passo a Passo

Agora em vez de instalar e testar o WordPress ou qualquer outro sistema web na sua conta de hospedagem, você irá fazer tudo isso diretamente em sua máquina.

O WAMP irá agir como um servidor virtual na sua máquina. Ele também permite que você faça teste de todas as funções do WordPress sem qualquer complicação.

Pois tudo estará armazenado no seu computador, e não exatamente hospedado em algum local na internet.

>> Leia também: Qual a vantagem de construir sites em WordPress?

O WAMP agiliza o processo de trabalho tanto para desenvolvedores quanto para designers. Além disso, você também tem a vantagem de brincar com os conteúdos diretamente no coração do seu site.

Na essência, o WAMP é utilizado como um espaço seguro de trabalho no seu site, sem precisar colocar tudo online em uma hospedagem.

O WAMP também possui um painel de controle e assim que você instalar o pacote com todos os softwares, todos os serviços que mencionei acima serão instalados na sua máquina.

Acredito que essa é a melhor maneira de você poupar seu tempo. Pois além de você não precisar subir arquivos para um site, ainda vai aprender a desenvolver em um ambiente seguro livre de preocupações.

Para baixar o WAMP é só clicar aqui.

Baixou? É só executar o instalador e ir seguindo o passo a passo do próprio instalador e pronto. Agora você tem um Servidor Web Local instalado!

Conclusão de Servidor Web Local

conclusao servidor web local

Ficou com alguma dúvida sobre servidor web local? deixe um comentário abaixo que vamos lhe esclarecer qualquer dúvida o mais rápido possível.

E se você deseja aprender com projetos práticos a criar aplicações completas para a web utilizando os mais modernos frameworks do mercado segue o link abaixo para você ter acesso ao passo a passo para se tornar um Desenvolvedor Full-Stack.

>> Conheça o nosso treinamento completo “Pacote Full-Stack” e Domine as Tecnologias mais Atuais e Poderosas!

Com o Pacote Full-Stack, você não vai dominar apenas o CSS3 mas as maiores e principais tecnologias do mercado e se tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack Completo, com salários que ultrapassam facilmente a faixa dos R$5.000,00. Ou ainda, poderá criar sua própria Agência/Empresa e ganhar quanto quiser. Você será dono(a) do próprio tempo!