O que é Game Design e o que um game designer faz

Tempo de leitura: 4 minutos

Gostaria de aprender a desenhar vários estilos de jogos possíveis?

Aqui neste artigo vou te passar o mapa do que realmente um game designer faz e como você pode se tornar um imediatamente.

Resumindo, o Game Designer é responsável por fazer o planejamento de todos os elementos principais do jogo.

A função dele é estruturar como o jogo irá se comportar.

Pronto para aprender o que é Game Design e o que um Game Designer faz? Então veja o que você irá aprender hoje!

// O que é Game Design
// O que um Game Designer faz?
// O que estudar para ser uma Game Designer?

O que é Game Design?

o que é Game Design

Game Design é basicamente o plano de construção do jogo.

Quais são as regras do jogo? O será feito pelos jogadores? Quais as metas a serem cumpridas? Essas e diversas outras perguntas serão avaliadas e respondidas pelo Game Designer.

Resumindo, Game Design é decidir como o jogo será. E a função do Game Designer é conhecer as características do jogo para tomar suas decisões.

O que um Game Designer faz?

o que um Game Designer faz

O Game Designer é quem estabelece as principais regras do jogo, assim como cuida da forma como a história será contada ao longo do jogo;

O que ele irá fazer?

O Game Designer irá descrever em um documento todos os elementos que irão fazer parte do jogo a ser criado.

O papel do Game Designer é definir e planejar como o jogo se comportará, como será a sua a experiência do jogador, o que colocar e o que não colocar em cada parte do jogo, e logicamente, qual será a experiência final proporcionada pelo jogo?

É de inteira responsabilidade do Game Designer passar da melhor forma possível todos os detalhes do jogo em desenvolvimento para os todos os times de profissionais que fazem parte do desenvolvimento.

Com o desenrolar do jogo, o Game Designer vai fazendo todas as modificações necessárias nos recursos que foram originalmente planejados para jogo de forma a atender os limites técnicos e todas as possíveis melhorias na programação e estilo de arte sugeridos pelos demais profissionais envolvidos no projeto.

O que estudar para ser uma Game Designer?

O que estudar para ser uma Game Designer

Em linhas gerais, para se tornar um Game Designer você precisa ter alguém que te acompanhe nesse processo.

Temos vários cursos de graduação no Brasil para criação de jogos mas que só formam profissionais genéricos, ou seja, entendem de muita coisa mas não são bons profundamente em nada.

E aqui na Danki Code nós pregamos justamente o contrário. Afirmamos sem medo de errar que você precisa de algo que vá direto ao ponto e sem enrolações e teorias desnecessárias.

Em nosso curso de Design de Games você terá acesso a uma gama de recursos e conteúdos exclusivos que nunca divulguei em nenhum outro lugar.

Como por exemplo:

  1. Introdução artística e dicas
    Módulo introdutório com conceitos, dicas e informações úteis para iniciar na criação de artes para Jogos.
  2. Dominando Inkscape com artes vetoriais
    Os primeiros passos para entender e dominar o Inkscape, uma ferramenta poderosa para criação de artes vetoriais. Aqui você aprenderá praticando e criando suas primeiras artes.
  3. Praticando com flat design
    Módulo de muita prática! Aplicando a técnica do Flat Design ficará muito mais fácil e prático criar artes para seus jogos. Vamos criar personagens, coletáveis, elementos, cenário completo e muito mais!
  4. Dominando o piskel com pixel art
    Uma introdução completa ao Piskel para criação de artes pixeladas, você aprenderá praticando e criando suas primeiras artes.
  5. Praticando com pixel art
    Mão na massa! Vamos criar vários tipos de desenhos em pixel art e aprender ainda mais através da prática.
  6. Game Design (Planejamento)
    Um módulo incrível que te ajudará a planejar seus próximos jogos, com muitos conceitos, dicas e insights que vão engrenar a sua jornada.

Ainda assim, vale ressaltar que o mercado exige conhecimento e experiência comprovada na hora de contratar um novo Game Designer.

Conclusão de O que é Game Design

Game Design

Gostou das dicas? Caso você deseje algo mais completo para desenvolver Games do absoluto zero tenho algo importante para te falar.

No nosso curso de Desenvolvimento de Games você será acompanhado por mim por meio de projetos reais e ao finalizar o treinamento você será capaz de construir os jogos mais incríveis. Duvida?

Temos o depoimento de milhares de alunos que fizeram o nosso treinamento.

E além disso você irá aprender com as melhores engines do mercado. Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

Para saber mais acesse: O Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você Desenvolvedor de Games Profissionais.

2 Comentários


  1. Muito bom, gostaria que falasse mais sobre o assunto, pois no mercado brasileiros, o Game Design é rotulado de “artista”, ele precisa criar, desenhar, roteirizar entre outros.
    O “Artista” cria da arte do jogo, concepet art entre outros, odeio quando o Game Design é menosprezado e é obrigado a assumir todas as funções que não seja desenvolvimento de código.

    Triste


    1. Opa Thiago, obrigado pelo seu feedback e pode ter certeza, vamos continuar falando sobre o assunto! Abraços

Comentários encerrados.