Desenvolvedor Full Stack: Dicas e ferramentas para você bombar em 2020

Tempo de leitura: 4 minutos

E aí desenvolvedor tudo bem? No artigo de hoje vamos te passar algumas dicas bem interessantes para você ampliar sua zona de conhecimento e também algumas ferramentas para melhorar seus atuais projetos. Como você já deve saber, o Desenvolvedor Full Stack é quem trabalha tanto nas partes front-end quanto back-end de uma aplicação ou em várias específicas, como sistema de controle de versão, bancos de dados, design, etc. São muitas habilidades a serem desenvolvidas para atender a todos os requisitos, no entanto hoje iremos nos concentrar apenas em algumas dicas e ferramentas para você bombar nesse ano de 2020. Leia também: Como se tornar um Desenvolvedor Full Stack: Guia Completo e Definitivo O que você irá aprender hoje? // Bibliotecas e frameworks Front-end auxiliares // Vantagens do Node.Js // Invision // Code climate // DbDesigner // GitKraken

Bibliotecas e frameworks Front-end auxiliares

Bibliotecas e frameworks Front-end auxiliares Além da trinca mais conhecida do mercado front-end (HTML, CSS e JavaScript), essa área ainda conta com diversas tecnologias extremamente conhecidas que ajudam (e muito!). Veja uma pequena amostra abaixo: Não dá pra listar tudo que existe nesse mercado de uma forma tão simples, porém deixei os itens acima linkando para artigos mais aprofundados sobre o assunto. São centenas de frameworks, bibliotecas e tecnologias auxiliares. Obviamente, você como profissional não precisa aprender tudo, mas sim aquilo que irá ajudar você na hora de desenvolver suas aplicações.

Vantagens do Node.js

vantagens do node.js

Flexibilidade

O NPM (Node Package Manager) é o gerenciador de pacotes do Node.js e também é o maior repositório de softwares do mundo. Isso faz do Node.js uma plataforma com potencial para ser utilizada em qualquer situação. O pacote mais conhecido se chama Express.js e é um framework completo para desenvolvimento de aplicações Web.

Leveza

Criar um ambiente Node.js e subir uma aplicação é uma tarefa que não exige muitos recursos computacionais em comparação com outras tecnologias mais tradicionais. Se utilizado em conjunto com ferramentas como o Docker, o ganho na velocidade de deploy e replicação de máquinas pode ser muito significativo e em ambientes escaláveis isso significa menos custo e mais eficiência. Produtividade da equipe. Maior repositório do mundo: O NPM fornece pacotes de código reusáveis e provavelmente aquela integração que você precisa fazer com outro sistema ou banco de dados já está implementado e disponível gratuitamente para instalar via NPM. Mesma linguagem no frontend e backend: Javascript é a linguagem padrão para desenvolvimento web client-side. Empresas de desenvolvimento Web contam como esse know-how como um ponto de partida importante para iniciar o uso do Node.js. Além disso, esse fator pode representar ganhos de reutilização de código e criação de equipes multidisciplinares, com melhor aproveitamento de recursos.

InVision

invision Depois que você criou mockups incríveis para o seu projeto usando o MockFlow você pode ir para o próximo nível usando uma ferramenta chamada InVision. Com o InVision você consegue transformar seus mockups estáticos em telas clicáveis (ele simula a usabilidade da tela) para que seus clientes consigam visualizar como vai ficar o projeto (essa é só uma das features dele).

DESEJA SE TORNAR UM DESENVOLVEDOR FULL STACK CAPAZ DE DOMINAR TODAS AS CAMADAS DO DESENVOLVIMENTO WEB?

O Pacote Full-Stack Master Agora Conta com os 15 Cursos Mais Completos do Brasil

Já são mais de 2500 aulas e Novas Aulas e Projetos sendo adicionados constantemente (SEM NENHUM CUSTO ADICIONAL)

CLIQUE AQUI PARA SABER QUE CURSOS IRÁ LEVAR E O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER NO TREINAMENTO!

Code Climate

code climate Você avalia a qualidade do código que escreve? O Code Climate é uma ferramenta que pode te ajudar a automatizar esta função. Assim que você sobe o seu código para o repositório ele vai fazer uma análise dando uma nota para a qualidade do seu projeto (levando em conta código repetido, complexidade e etc ). Ele é gratuito para projetos Open Source, e vale a pena dar uma olhada com calma nessa ferramenta que vai te ajudar a criar códigos com mais qualidade.

DbDesigner

dbdesigner Como você modela os seus bancos de dados? Ao invés de desenhar no papel o modelo de como você imagina que seu banco de dados deveria ser talvez seja uma boa usar uma ferramenta online para isso. O DbDesigner pode te ajudar justamente nessa tarefa (é a minha ferramenta preferida para modelar bancos de dados).

GitKraken

gitkraken Você não gosta muito de usar o Git pelo terminal? Sem problemas, o Gitkraken é uma ferramenta extremamente elegante para que você possa trabalhar o versionamento do seu código de forma visual (e tem para Linux, Mac e Windows).

Conclusão de Desenvolvedor Full Stack

conclusao desenvolvedor full stack Gostou das dicas e ferramentas para Desenvolvedor Full Stack?

Gostou do artigo? O que acha de aprender profundamente cada tecnologia do desenvolvimento Full-Stack?

Tenha acesso agora mesmo ao Pacote Full Stack Master clicando aqui. É um treinamento completo que vai desde o básico ao avançado para lhe transformar em um verdadeiro profissional.

O Pacote Full-Stack Agora Conta com os 15 Cursos Mais Completos do Brasil

Já são mais de 2500 aulas e Novas Aulas e Projetos sendo adicionados constantemente (SEM NENHUM CUSTO ADICIONAL)

CLIQUE AQUI PARA SABER QUE CURSOS IRÁ LEVAR E O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER NO TREINAMENTO!