Desenvolvedor Full Stack: Dicas e ferramentas para você bombar em 2020

Tempo de leitura: 4 minutos

E aí desenvolvedor tudo bem?

No artigo de hoje vamos te passar algumas dicas bem interessantes para você ampliar sua zona de conhecimento e também algumas ferramentas para melhorar seus atuais projetos.

Como você já deve saber, o Desenvolvedor Full Stack é quem trabalha tanto nas partes front-end quanto back-end de uma aplicação ou em várias específicas, como sistema de controle de versão, bancos de dados, design, etc.

São muitas habilidades a serem desenvolvidas para atender a todos os requisitos, no entanto hoje iremos nos concentrar apenas em algumas dicas e ferramentas para você bombar nesse ano de 2020.

Leia também: Como se tornar um Desenvolvedor Full Stack: Guia Completo e Definitivo

O que você irá aprender hoje?

// Bibliotecas e frameworks Front-end auxiliares

// Vantagens do Node.Js

// Invision

// Code climate

// DbDesigner

// GitKraken

Bibliotecas e frameworks Front-end auxiliares

Bibliotecas e frameworks Front-end auxiliares

Além da trinca mais conhecida do mercado front-end (HTML, CSS e JavaScript), essa área ainda conta com diversas tecnologias extremamente conhecidas que ajudam (e muito!). Veja uma pequena amostra abaixo:

Não dá pra listar tudo que existe nesse mercado de uma forma tão simples, porém deixei os itens acima linkando para artigos mais aprofundados sobre o assunto.

São centenas de frameworks, bibliotecas e tecnologias auxiliares. Obviamente, você como profissional não precisa aprender tudo, mas sim aquilo que irá ajudar você na hora de desenvolver suas aplicações.

Vantagens do Node.js

vantagens do node.js

Flexibilidade

O NPM (Node Package Manager) é o gerenciador de pacotes do Node.js e também é o maior repositório de softwares do mundo. Isso faz do Node.js uma plataforma com potencial para ser utilizada em qualquer situação. O pacote mais conhecido se chama Express.js e é um framework completo para desenvolvimento de aplicações Web.

Leveza

Criar um ambiente Node.js e subir uma aplicação é uma tarefa que não exige muitos recursos computacionais em comparação com outras tecnologias mais tradicionais. Se utilizado em conjunto com ferramentas como o Docker, o ganho na velocidade de deploy e replicação de máquinas pode ser muito significativo e em ambientes escaláveis isso significa menos custo e mais eficiência.
Produtividade da equipe.

Maior repositório do mundo: O NPM fornece pacotes de código reusáveis e provavelmente aquela integração que você precisa fazer com outro sistema ou banco de dados já está implementado e disponível gratuitamente para instalar via NPM.

Mesma linguagem no frontend e backend: Javascript é a linguagem padrão para desenvolvimento web client-side. Empresas de desenvolvimento Web contam como esse know-how como um ponto de partida importante para iniciar o uso do Node.js. Além disso, esse fator pode representar ganhos de reutilização de código e criação de equipes multidisciplinares, com melhor aproveitamento de recursos.

InVision

invision

Depois que você criou mockups incríveis para o seu projeto usando o MockFlow você pode ir para o próximo nível usando uma ferramenta chamada InVision.

Com o InVision você consegue transformar seus mockups estáticos em telas clicáveis (ele simula a usabilidade da tela) para que seus clientes consigam visualizar como vai ficar o projeto (essa é só uma das features dele).

Code Climate

code climate

Você avalia a qualidade do código que escreve? O Code Climate é uma ferramenta que pode te ajudar a automatizar esta função. Assim que você sobe o seu código para o repositório ele vai fazer uma análise dando uma nota para a qualidade do seu projeto (levando em conta código repetido, complexidade e etc ).

Ele é gratuito para projetos Open Source, e vale a pena dar uma olhada com calma nessa ferramenta que vai te ajudar a criar códigos com mais qualidade.

DbDesigner

dbdesigner

Como você modela os seus bancos de dados?

Ao invés de desenhar no papel o modelo de como você imagina que seu banco de dados deveria ser talvez seja uma boa usar uma ferramenta online para isso.

O DbDesigner pode te ajudar justamente nessa tarefa (é a minha ferramenta preferida para modelar bancos de dados).

GitKraken

gitkraken

Você não gosta muito de usar o Git pelo terminal? Sem problemas, o Gitkraken é uma ferramenta extremamente elegante para que você possa trabalhar o versionamento do seu código de forma visual (e tem para Linux, Mac e Windows).

Conclusão de Desenvolvedor Full Stack

conclusao desenvolvedor full stack

Gostou das dicas e ferramentas para Desenvolvedor Full Stack?

Afim de se tornar um desenvolvedor Full Stack completo? Desenvolver aplicações completas do absoluto zero com um passo a passo super simples? Conheça o nosso treinamento que já mudou a vida de mais de 15.000 pessoas e pode mudar a sua também!

>> Acesse aqui e entenda o motivo de nosso treinamento ser o mais requisitado do país.