Como publicar seu jogo na Steam: Guia Absolutamente Completo

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já está vendendo seus jogos na loja virtual da Valve?

Caso ainda não esteja com seu game a disposição nessa loja, saiba que é muito interessante que você considere disponibilizá-lo lá. Pois através do Steam Direct, vender seus jogos na Valve tem sido muito fácil para centenas de desenvolvedores.

Para que você tenha uma ideia da facilidade de vender seus games nessa loja, saiba que não será preciso ter uma empresa aberta ou nome jurídico. Tudo que você precisa é ter uma conta bancária com número IBAN e suporte a SWIFT para receber suas vendas.

Esses são recursos praticamente universais nos bancos, e o gerente do seu banco pode orientá-lo sobre como utilizar eles.

Simples não é mesmo? No entanto, alguns passos e uma pequena taxa são necessários você finalmente ter seus jogos publicados na Steam.

Vamos entender como funcionam esses passos?

O que você irá aprender no artigo de hoje?

// O que é Steam?
// Como se cadastrar no Steamworks
// Formas de pagar a taxa
// Preparando o mega lançamento do seu jogo
// Aprovação da Valve
// Hora de lançar o seu jogo

O que é Steam?

o que é steam

O ano de lançamento da Steam foi em 2003 pela produtora Valve, como um serviço para vender vários tipos de jogos digitais.

Desde seu lançamento, a Valve aplicou diversas mudanças em sua loja, mudanças boas, e que levaram a Steam a ser uma plataforma super completa. Hoje, é possível fazer listas de desejos, conversar com amigos via chat, fazer eventos e coleções.

Além disso, a plataforma costuma realizar várias promoções temáticas, tendo ainda outros incrementos importantes.

Hoje, com 17 anos de muita história e games publicados, a plataforma é líder do mercado e referência para os concorrentes que vão surgindo.

Como se cadastrar no Steamworks

como se cadastrar no steamworks

Para ter seu jogo publicado no Steam, o primeiro passo é realizar o seu cadastro no Steamworks.

Nessa etapa, você irá fornecer seus dados particulares para o Steam, incluindo os códigos bancários. Aqui também será necessário preencher formulários de imposto relacionados à legislação norte-americana, onde está localizada a Valve.

Formas de pagar a taxa

Aqui nesta etapa cobra-se o chamado Product Submission Fee, que custa US$100. Essa tarifa pode ser paga através de qualquer sistema de pagamento permitido na loja brasileira.

Segundo os termos de uso da plataforma, “a tarifa não é reembolsável, mas você receberá o valor de volta no pagamento feito assim que o produto alcançar uma receita bruta ajustada de, no mínimo, $1,000.00 USD”.

Preparando o mega lançamento do seu jogo

preparando o lançamento do jogo

Depois de toda burocracia e pagamento feito, você já pode ir pensando na distribuição do seu game.

Você irá criar a página da loja, enviar versões do produto, configurar recursos do Steamworks e informar o preço desejado.

Faça uma apresentação bem trabalhada, com telas capturadas, vídeos de apresentação, ilustrações, uma descrição bem envolvente do jogo e tudo que você acha que seja interessante para trazer seu público.

Aprovação da Valve

Aprovação da Valve

Finalmente chegamos a etapa final, porém aqui não depende de você e sim da Valve.

Mas não se preocupe: critérios como qualidade ou popularidade não serão levados em conta pelos avaliadores.

O Steam quer apenas ter certeza de que seu jogo não estará violando os termos de uso da loja. Desta forma, estão proibidos:

  • Declarações caluniosas ou difamatórias
  • Conteúdo adulto que não está adequadamente classificado nem possui verificação de idade
  • Conteúdo que explore crianças de alguma forma
  • Conteúdo do qual não é proprietário ou não possui os direitos adequados
  • Conteúdo que viole as leis de qualquer jurisdição na qual seja disponibilizado
  • Aplicativos que modifiquem os computadores dos clientes de formas inesperadas ou prejudiciais (ex.: vírus, softwares mal-intencionados)
  • Aplicativos que tentem adquirir dados confidenciais, como as suas credenciais do Steam ou dados financeiros (como dados do cartão de crédito), de forma fraudulenta.

Além de eventuais violações de conduta, a Valve irá avaliar também se você cumpriu todas as etapas da criação de sua página, se o jogo roda corretamente, se tudo foi configurado como deveria ser. Esse processo pode demorar de 1 a 5 dias.

Se acontecer qualquer problema, você receberá uma notificação e terá a oportunidade de resolver possíveis pendências.

Hora de lançar o seu Jogo

Hora de lançar o seu jogo

Cumpridas todas as etapas anteriores, seu título estará pronto para ser vendido na loja.

Entretanto, a Steam ainda possui algumas regras para o lançamento: mesmo que seu jogo esteja finalizado, será necessário um período de espera de pelo menos 30 dias após a confirmação do pagamento e um período de duas semanas após a criação da página oficial.

Essas regras garantem que a Valve tenha certeza de sua identidade e idoneidade bancária e que a página do seu jogo ganhe tração e potenciais interessados antes do lançamento, além de oferecer uma janela para que você mesmo aperfeiçoe o produto ou a página de apresentação.

O Steamworks documentação em Português bem completa sobre cada das etapas, além de oferecer dicas valiosas para desenvolvedores iniciantes e experientes.

Conclusão de como publicar seu jogo na Steam

Aprendeu como publicar seu Jogo na Steam? O que acha de aprender a publicar não só na Steam mas em muitas outras plataformas?

No nosso curso de Desenvolvimento de Games você será acompanhado por mim por meio de projetos reais e ao finalizar o treinamento você será capaz de construir os jogos mais incríveis. Duvida?

Temos o depoimento de milhares de alunos que fizeram o nosso treinamento.

E além disso você irá aprender com as melhores engines do mercado. Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

Para saber mais acesse: O Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você Desenvolvedor de Games Profissionais.