Qual a melhor linguagem de programação para desenvolver Jogos?

Tempo de leitura: 3 minutos

E aí desenvolvedor tudo bem? Está no início de sua carreira de desenvolvimento de games e ainda não decidiu que linguagem utilizar em seu projeto?

Na verdade isso é uma questão bem relativa pois a melhor linguagem de programação para jogos é escolhida de acordo com a plataforma que você está desenvolvendo ou irá desenvolver.

Isso porque a maioria das plataformas possuem mais de uma opção de linguagem aceita.

Portanto vou fazer um panorama geral das linguagens mais utilizadas e depois vou te mostrar o melhor caminho para você não precisar bater tanta cabeça com inúmeros códigos de programação.

Quais linguagens de programação mais utilizadas para desenvolver jogos?

// C
// C++
// JAVA
// Como as engines irão lhe ajudar?

C

C

A linguagem C é muito usada para o desenvolvimento de softwares de base, como sistemas operacionais.

É considerada uma linguagem bem dinâmica e que serve de ponto de partida para muitas outras linguagens, como C++ e C#.

Em alguns casos ela não é utilizada diretamente para o desenvolvimento de games, porém aprender C é fundamental para desenvolver seus primeiros conhecimentos na área e até mesmo compreender como as máquinas funcionam.

C++

C-plus-plus

Essa sem dúvida é a linguagem de programação mais utilizada no mercado de games, responde por grande parte dos jogos criados e distribuídos no mercado.

Suas bases estão muito próximas de C, o que faz do aprendizado das duas linguagens muito importantes.

Têm seu formato orientado a objetos e como possui alto desempenho e flexibilidade dá bastante liberdade ao programador e isso faz com que ela se adapte a diferentes necessidades.

Java

java

A linguagem Java é bastante comum entre os desenvolvedores para suportes mobile, e domina grande parte do mercado.

Os jogos mobiles usam bastante o Java, principalmente por permitir o desenvolvimento de aplicações relativamente simples, mas completamente funcionais.

Além disso, ela é uma excelente opção de linguagem para você iniciar sua jornada de estudos nessa área, e em pouco tempo você já está apto para desenvolver seus primeiros games e aplicativos.

Como as engines irão lhe ajudar?

engines

As engines possuem sua própria linguagem de programação ou mesmo podemos chamá-la de um motor pronto para o desenvolvimento dos jogos.

Utilizar uma engine como o Unity, por exemplo, oferece a possibilidade de escrever seu jogo completamente em C# e rodar quase sem alterações em diferentes tipos de dispositivos, tais como Web, PC, Android e iOS, além de consoles, como o Ps4 e Xbox One.

Temos vários artigos aqui em nosso blog onde detalhamos mais sobre as engines e gostaríamos que você conferisse os mesmos pois fazemos um panorama geral do funcionamento de várias Engines.

>> 4 Melhores engines para desenvolvimento de jogos

>> Jogos feitos na Unreal Engine: 5 Jogos de tirar o fôlego

>> Como criar minha própria Game Engine

Conclusão de Qual a melhor linguagem de programação para desenvolver Jogos

conclusao linguagem de programação para desenvolver Jogos

E ai já escolheu de que forma irá desenvolver os seus jogos?

O que você acha de fazer parte de uma comunidade de desenvolvedores de Games aonde você possa conversar com milhares de desenvolvedores e assim ter mais e mais ideias para desenvolver os seus jogos.

Você irá encontrar nossa comunidade em nosso treinamento de Desenvolvimento de Games onde nós ensinamos você desde o mais básico ao mais avançado em um passo a passo super simples.

Você irá aprender com as melhores engines do mercado. Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

>> Conheça o Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você Desenvolvedor de Games Profissionais. <<

1 comentário

Comentários encerrados.