Tempo de leitura: 10 minutos
Olá desenvolvedor, a fim de conhecer todas as novidades do Unity 2019? Elas estão incríveis, e para manter você atualizado preparamos este artigo com todas as novidades desde ano.
Se você não sabe, o Unity é uma das Engines que nós utilizamos em nosso curso de Desenvolvimento de Games para criar os mais diversos jogos, desde jogos simples a jogos mais complexos.
Leia também: 5 Jogos Incríveis feitos no Unity
Vamos lhe fornecer aqui apenas os destaques, além de links úteis para páginas da web dedicadas ao assunto em questão, com todas as informações de atualização organizadas por ferramentas para designers, ferramentas para programadores, gráficos e as plataformas suportadas.
Já baixou o 2019.2? Clique aqui para fazer o download agora
O que iremos vê de novidades?
// Ferramentas para programadores
// Fluxos de trabalho de plataformas e editor
Lembrando que este é um documento oficial do site do Unity e estamos apenas divulgado ele para nossa comunidade de desenvolvedores.
Ferramentas para designs
ProBuilder 4.0 foi enviado e verificado no 2019.2 e é o nosso híbrido exclusivo de modelagem 3D e ferramentas de design de níveis, otimizado para a construção de geometria simples, mas capaz de edição detalhada e desdobramento de UV conforme necessário.
Polybrush agora está disponível no Gerenciador de Pacotes como um pacote de Visualização. Essa ferramenta versátil permite esculpir formas complexas a partir de qualquer modelo 3D, posicionar malhas com detalhes, pintar com iluminação ou cor personalizada e misturar texturas entre malhas diretamente no Editor.
Com o Shader Graph, agora você pode usar os Modos de cores para destacar os nós do gráfico com cores baseadas em vários recursos ou selecionar suas próprias cores para melhorar a legibilidade. Isso é especialmente útil em gráficos grandes.
DSPGraph é o novo sistema de renderização / mixagem de áudio, construído sobre o C# Job System da Unity. Agora está disponível como um pacote de visualização.
Melhoramos como o UI Elements, a nova estrutura de interface do usuário do Unity, renderiza a interface do usuário para ferramentas baseadas em gráficos, como Shader Graph, Visual Effect Graph e Visual Scripting. Essas alterações fornecem uma sensação muito mais suave e responsiva quando você cria gráficos mais complexas no Editor .
Para ajudá-lo a organizar melhor seus gráficos complexos, adicionamos subgráficos ao Visual Effect Graph. Você pode compartilhar, combinar e reutilizar subgráficos para blocos e operadores e também incorporar VFX completo no VFX. Também aprimoramos a integração entre o Visual Effect Graph e o High-Definition Render Pipeline (HDRP), que puxa o VFX Graph por padrão, fornecendo recursos adicionais de renderização.
Adicionamos a funcionalidade de Sprites trocável à ferramenta de animação 2D. Com esse novo recurso, você pode alterar os Sprites renderizados de um GameObject enquanto reutiliza o mesmo equipamento de esqueleto e clipes de animação. Isso permite criar rapidamente vários caracteres usando diferentes bibliotecas Sprite ou personalizar partes deles com os Resolvers Sprite. Agora você pode trocar Sprites para criar personagens que são completamente diferentes visualmente, mas usam o mesmo equipamento de animação.
Ferramentas para programadores
O Burst Compiler saiu da Visualização em 2019. Com esta versão, o Burst Compiler 1.1 inclui várias melhorias no tempo de compilação JIT e algumas melhorias em C#.
O TypeCache fornece uma maneira rápida de acessar tipos ou métodos marcados com atributos específicos, bem como tipos derivados de uma classe ou interface específica. Ele utiliza um cache nativo interno criado para todos os assemblies carregados pelo Editor.
Para desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis, introduzimos os controles de brilho da tela por meio da nova propriedade Screen.brightness (iOS e Android) e melhoramos a API ReplayKit (iOS). Também facilitamos o ajuste da interface do usuário, adicionando suporte para a detecção da caixa delimitadora em torno dos entalhes.
Migramos a PhysX Cloth Library do PxCloth anterior para o NvCloth como parte de nossa transição do PhysX 3.4 para o PhysX 4.x.
Nesta versão, atualizamos os editores padrão para o Visual Studio 2019 e o Visual Studio 2019 para Mac. Também começamos a mover as integrações do editor de código (e, portanto, os IDEs) do núcleo para os pacotes, e expusemos nossas APIs C#. Com esta versão, as integrações do Visual Studio Code e JetBrains Rider estão disponíveis como pacotes; O Visual Studio estará disponível como um pacote em uma próxima versão.
Removemos o antigo .NET 3.5 Equivalent Scripting Runtime. Quaisquer projetos que usem o .NET 3.5 Equivalent Scripting Runtime serão atualizados automaticamente para usar o .NET 4.x Equivalent Scripting Runtime.
A Coleta de Lixo Incremental, lançada como experimental em algumas plataformas no Unity 2019.1, agora suporta todas as plataformas, exceto WebGL.
Esta versão também inclui suporte para o amplificador Intel® VTune™ para o Windows Standalone Player (x86, 64 bits) e o Windows Editor, incluindo o perfil de amostragem do código C #.
Gráficos
Nesta versão, nosso HDRP (High-Definition Render Pipeline) inclui uma API de variáveis arbitrárias de saída (AOV) , permitindo a saída somente de propriedades do material, somente iluminação, buffer de profundidade e outras passagens da cena. Além disso, essa API agora é usada no Unity Recorder , o que facilita a exportação de saídas específicas para renderização com HDRP.
Também adicionamos a resolução dinâmica, que permite dimensionar a resolução na qual o mundo é renderizado, com suporte à resolução dinâmica de hardware. Isso proporciona um melhor desempenho em comparação com a resolução dinâmica do software.
O modo de exibição de depuração do MatCap substitui o material e a iluminação dos objetos por uma textura de ambiente simples. Este modo é útil para navegar e obter uma noção da cena sem precisar configurar a iluminação da cena. Por exemplo, se você estiver editando uma área escura, como o interior de uma caverna, isso facilita a navegação com pouca luz.
O novo efeito Ambient Oclusion é um algoritmo de sombreamento e renderização no espaço da tela que melhora a qualidade da simulação de iluminação ambiente em sua cena, especialmente para detalhes de pequena escala, enquanto oferece bom desempenho. Você pode escolher entre várias opções para otimizar o desempenho e a qualidade.
Existem novos recursos 2D no Lightweight Render Pipeline (LWRP), como o 2D Renderer experimental, que agora contém 2D Pixel Perfect e 2D Lights. As novas luzes 2D permitem aprimorar facilmente os visuais de projetos 2D diretamente, sem a necessidade de usar luzes 3D ou sombreadores personalizados.
O Shader Graph agora possui nós 2D Master para criar Shaders 2D Unlit e Lit Sprite. Além disso, os modos de precisão permitem definir nós para usar menos memória da GPU, o que ajuda a aumentar o desempenho em diversas plataformas, incluindo móveis.
O denoising do Lightmap agora funciona em todas as plataformas do Editor, independentemente do fabricante da GPU. Também fizemos uma mudança fundamental na forma como você configura o cozimento, oferecendo novas possibilidades para acelerar o cozimento do mapa de luz. Além disso, estamos introduzindo novos fluxos de trabalho do probe .
Com os Contribuintes de IG iluminados por sonda, você pode escolher se os objetos que Contribuem com iluminação global devem receber IG de Sondas de luz ou mapas de luz. Isso permite que os Renderizadores de malha contribuam para os cálculos de iluminação sem ocupar texels no mapa de luz, o que pode levar a grandes melhorias nos tempos de cozimento e no uso reduzido de memória.
Esta versão também inclui grandes melhorias de velocidade em nosso GPU Lightmapper, especialmente durante as iterações de iluminação. Novos recursos incluem suporte a Amostragem de Importância Múltipla para iluminação do ambiente e desempenho aprimorado de amostragem ao usar a priorização de exibição ou mapas de luz de ocupação pequena / baixa.
O NVIDIA OptiX AI Denoiser foi atualizado para melhorar o desempenho e reduzir o uso de memória e para adicionar suporte às GPUs NVIDIA Turing. É suportado no GPU Lightmapper.
O Lightmapping agora suporta a biblioteca Intel Open Image Denoise , que é um filtro baseado em aprendizado de máquina. Ele melhorará seu fluxo de trabalho de mapeamento de luz e a qualidade do mapa de luz pós-processamento de mapas de luz. Os ruídos e artefatos indesejados são removidos para que você possa obter mapas de luz suaves e sem ruído que usam muito menos amostras.
Fluxos de trabalho de plataformas e editor
O ritmo de quadro otimizado para Android, desenvolvido em parceria com a equipe de jogos e gráficos do Google, fornece taxas de quadros consistentes e, portanto, uma experiência de jogo mais suave, permitindo que os quadros sejam distribuídos com menos variação.
Os desenvolvedores de dispositivos móveis também se beneficiarão do suporte aprimorado ao OpenGL, pois adicionamos o suporte a multithreading (iOS) do OpenGL para melhorar o desempenho em dispositivos iOS low-end que não suportam o Metal.
Também adicionamos suporte ao OpenGL para batcher SRP para iOS e Android para melhorar o desempenho da CPU em projetos que usam o Lightweight Render Pipeline (LWRP).
Adicionamos uma verificação do tamanho do APK usando o Android App Bundle para que você possa ver o tamanho final do APK de diferentes destinos para aplicativos grandes.
Se você estiver trabalhando com VR, experimente o HDRP, que agora também suporta VR.
Também estamos introduzindo um sistema renovado de carregamento e gerenciamento de SDK para suas plataformas de destino para ajudar a otimizar seu fluxo de trabalho de desenvolvimento. O sistema está atualmente em visualização e estamos procurando usuários para experimentar o novo fluxo de trabalho e nos fornecer feedback.
O AR Foundation 2.2 atualizado inclui suporte para rastreamento de face, rastreamento de imagem 2D, rastreamento de objetos 3D e testes de ambiente. Consulte esta publicação recente no blog para obter detalhes sobre o suporte do AR Foundation para os recursos do ARKit 3.
O suporte ao Vuforia foi migrado das Configurações do Player para o Package Manager, fornecendo acesso à versão mais recente do Vuforia Engine 8.3.
Conclusão das novidades do Unity 2019
Gostou das novidades sobre Unity 2019? Quer se aprofundar ainda mais em Unity?
O que você acha de aprender a desenvolver jogos do absoluto zero em um passo a passo super simples que eu mesmo dou em nosso treinamento para desenvolvedores de games?
Você irá aprender do absoluto zero com as melhores engines do mercado. Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.
E tem mais, você irá ganhar muito dinheiro com os jogos que você produz!