7 Frameworks JavaScript para Conhecer e se Apaixonar!

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá Desenvolvedores, tudo certo com vocês? Espero que sim, pois hoje iremos falar de algo muito interessante para quem deseja alta performance e produtividade utilizando Frameworks JavaScript.

JavaScript é uma linguagem com vários padrões, ele suporta estilos de programação orientados a eventos, funcionais e imperativos (incluindo orientação a objetos e protótipo).

Inicialmente o JavaScript foi utilizado apenas para o lado do cliente (client-side). No entanto, hoje em dia também é usado como uma linguagem de programação de servidor.

Resumindo em apenas uma frase bem simples: JavaScript é a linguagem da web.

Bom, quais os 7 Frameworks JavaScript que iremos conhecer?

// Por que escolher um Framework JavaScript?

// #1. Node.js

// #2. Angular

// #3. React

// #4. Vue.Js

// #5. Ember.Js

// #6. Backbone.js

// #7. JQuery

Por que escolher um Framework JavaScript?

Por que escolher um Framework JavaScript

Existem inúmeras respostas para esta pergunta! O JavaScript é uma linguagem bastante versátil e com um aprendizado muito fácil, tanto que algumas das principais universidades dos EUA colocaram a linguagem como porta para você entrar no universo do desenvolvimento. Isso mostra que o JavaScript vem forte e sem dúvida alguma é a linguagem do futuro!

Além de ser bem simples, é uma linguagem que tem uma forte “queda” pelo front-end. A vantagem é que suas aplicações poderão ficar bonitas e bem padronizadas, seguindo as especificações melhores do mercado quando se trata de qualidade do código e padrões em sua usabilidade.

Podemos colocar como exemplo o Instagram, feito com o uso do React, um dos frameworks que falaremos melhor adiante.

Sua aplicação não fica presa apenas ao front, o que faz dela uma ótima linguagem para programas complexos e escaláveis.

#1. Node.js

node.js

O Node.js é um ambiente run-time JavaScript do lado do servidor (server-side), que funciona em várias plataformas e tem seu código aberto.

O framework é capaz de direcionar E/S assíncrona com sua arquitetura orientada a eventos. Ele funciona no ambiente JavaScript Runtime e, portanto, mostra propriedades semelhantes de JAVA, como encadeamento, pacotes e formação de loops.

Vou deixar alguns links auxiliares de artigos onde nos aprofundamos mais no Framework Node.js.

>> O que é Node.Js: Um guia para iniciantes

>> Como instalar Node.Js no Ubuntu de três maneiras

>> 7 Dicas para criar aplicações poderosas com Node.Js

#2. Angular

angular

Um dos Frameworks JavaScript mais poderosos e eficientes de código aberto é o Angular. Esse framework é operado pelo Google e é basicamente utilizado no uso de desenvolvimentos de SPA (Aplicativo de Página Única) . Ele estende o HTML para o aplicativo e interpreta os atributos para executar a ligação de dados.

Segue alguns links auxiliares de artigos onde nos aprofundamos mais no Angular.

>> O que é AngularJS: Um guia para iniciantes

>> Criando sua primeira aplicação com AngularJS

#3. React

react.js

Como seus criadores definiram, React é “uma biblioteca JavaScript declarativa, eficiente e flexível para a criação de interfaces de usuário (UI)”.

Surgiu em 2011, no Facebook, e passou a ser usada na interface do mural de notícias da rede social.

No ano seguinte passou a integrar também a área de tecnologia do Instagram e de várias outras ferramentas da empresa. Em 2013 o código foi aberto para a comunidade, o que colaborou para sua grande popularização.

Segue abaixo um guia introdutório de React, lá nos aprofundamos mais no assunto.

>> O que é React JS: Um guia introdutório

#4. Vue.Js

vue.js

Vue (pronuncia-se /vjuː/, como view, em inglês) é um framework progressivo para você construir interfaces de usuário.

Ao contrário de outros frameworks monolíticos, Vue foi projetado desde a sua criação para ser adotável incrementalmente. Sua biblioteca principal é focada exclusivamente na camada visual (view layer), onde você pode  adotar e integrar de forma muito fácil com outras bibliotecas ou projetos existentes.

De outro modo, Vue JS também é perfeitamente capaz de dar poder a sofisticadas Single-Page Applications quando integrado com ferramentas modernas e bibliotecas de apoio.

Segue abaixo uma pequena introdução ao Vue.JS mostrando como você pode começar a utilizá-lo hoje mesmo.

>> Vue.Js: O que é, e como aprender hoje mesmo

#5. Ember.Js

ember.js

O Framework Ember é um moderno Framework de desenvolvimento web para desenvolvedores com muita ambição.

Conhecido pela sua capacidade de ajudar os desenvolvedores a desenvolver aplicativos complexos large-client-side – a Ember se destaca com a simplicidade e o fluxo de funcionalidades para tornar o desenvolvimento de aplicativos web uma experiência agradável.

Começar com o Ember é rápido e bastante tranquilo, com a vantagem que o mesmo se adapta a qualquer projeto.

O Ember conseguiu ficar longe de termos brilhantes e módulos que tornam os Frameworks mais modernos destacados de toda a multidão de frameworks, em vez disso, a Ember mantém a funcionalidade tradicional, ao mesmo tempo em que oferece poder e centralização que é necessário para a construção de ótimas aplicações, como o fórum de discussão.

#6. Backbone.js

backbone.js

Esse framework dá estrutura para aplicações web por meio de modelos com valores-chave de eventos personalizados. Conta também com uma rica API com diversas funções por meio de sua interface RESTful JSON.

Ao trabalhar em uma aplicação web que envolve um monte de JavaScript, uma das primeiras coisas que você aprende é parar de colocar todos os seus dados para o DOM. É muito fácil ver aplicações JavaScript que acabam como pilhas com diversos seletores de jQuery e callbacks.

Quando falamos de aplicações ricas client-side, é muito mais útil uma abordagem um pouco mais estruturada.

Com Backbone.js, você representa seus dados como modelos, que podem ser criados, validados, destruídos, e salvos no servidor.

#7. JQuery

jquery

Esse, sem dúvida nenhuma é o mais importante de todos, acredito ter sido o pioneiro e mais utilizado em todo o mundo.

O jQuery é um excelente framework pois ele é rápido e leve, podendo ser criadas animações, manipulações de eventos, entre outras.O Ajax também é uma API muito fácil de usar e que é compatível com a grande parte dos navegadores. Sem dúvidas o jQuery definitivamente mudou o jeito de desenvolver na internet e mudou para melhor.

Muito utilizado por grandes empresas e projetos como WordPress, Wikipédia, etc.

Segue abaixo os fundamentos do JQuery para você entender melhor como funciona!

>> O que é JQuery: Aprendendo os fundamentos e como usar

Conclusão dos Frameworks JavaScript

conclusao de frameworks javascript

Gostou do nosso artigo sobre os Frameworks JavaScript? Já decidiu qual vai utilizar em seus projetos?

Deseja aprender mais sobre os Frameworks JavaScript de maneira profunda e dominar as principais tecnologias do mercado?

O próximo passo para você é colocar a mão na massa comigo em projetos reais, pois além de ter muitos anos no mercado de desenvolvimento Web, sou professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

E não sou eu que digo, são os mais de 14.000 alunos capacitados por mim na Danki Code, por isso sei bem do que eu estou falando.

Uma excelente forma de você começar a desenvolver projetos reais comigo é adquirindo o Pacote Full-Stack. Nele você aprenderá desde o básico HTML até construir os projetos mais incríveis e cobiçados do mercado.