Aprender a Programar do Zero: Dicas para Iniciar sua Jornada

Tempo de leitura: 7 minutos

Deseja realmente aprender a programar do zero e desenvolver projetos surreais?

Com o que vou te mostrar neste artigo você terá a “faca e o queijo na mão” para se tornar um programador respeitado e cobiçado pelo mercado. Deseja saber como? Continue lendo.

Mudar sua carreira, tirar aquela ideia do papel daquele aplicativo que você tanto sonha ou simplesmente aprender algo novo e útil são ótimos motivos para começar a programar.

Aprender a programar do zero pode parecer algo bem intimidador quanto aprender uma língua estrangeira, mas com as dicas, sugestões e alguém para te conduzir, você pode passar de um mero expectador para se tornar um protagonista no cenário da programação.

Preparado para embarcar comigo nessa jornada e quem sabe começar hoje mesmo a escrever os seus primeiros códigos?

O que iremos aprender hoje?

// Por que você deseja programar?

// Escolha a melhor linguagem de programação para você

// Desenvolva o pensamento de máquina

// Experimente bons livros

// Assista vídeos de programação

// Aprender a Programar do Zero com projetos práticos

Por que você deseja programar?

Por que você deseja programar

Antes de começar a aprender programação, você deve descobrir exatamente o que deseja conquistar com a programação.

É uma nova carreira, cheia de flexibilidade, oportunidades e dinheiro? Com certeza sim, mas tudo tem um preço.

Talvez você queira começar por conta própria e aprender a criar seus próprios aplicativos, seja lá qual for o caso, você não precisa se sentir intimidado pelo número de linguagens que existem pois você não precisará aprender todas elas.

Reserve alguns minutos (ou um dia) para refletir sobre os verdadeiros motivos pelos quais você deseja aprender uma linguagem de programação.

Seja honesto com você mesmo. Você está tentando aprender o mínimo necessário para uma promoção de emprego? Você está procurando fazer uma grande mudança de carreira? Deseja criar o próximo aplicativo que irá revolucionar a vida da humanidade?

Com bons motivos e um plano bem estabelecido você iniciará com o “pé direito” sua jornada.

Leia também: 5 Formas de ganhar dinheiro programando, Mesmo para Iniciantes

Escolha a melhor linguagem de programação

Escolha a melhor linguagem de programação para você

Depois de descobrir o verdadeiro motivo para o seu desejo de programar, você pode identificar com mais facilidade qual linguagem de programação você deve adotar.

Embora não exista uma “melhor” linguagem de programação para aprender, algumas são bem mais amigáveis ​​que outras. HTML e CSS são considerados os pontos de partida, pois são as mais fáceis no mundo da programação, mas sua real utilidade é apenas para o desenvolvimento de sites básicos.

Para sites mais dinâmicos, como um e-commerce que envolve sistemas de pagamento ou bancos de dados, você precisa conhecer Javascript, PHP, SQL e Python para fazer todos os componentes rodarem de forma ordenada.

Os fabricantes de aplicativos móveis usam Swift ou C para criar aplicativos iOS e Java ou Kotlin para aplicativos Android. Os desenvolvedores de Games se voltam para o Unity, ou mesmo C# e Java, para dar vida às suas ideias de jogos. Em nosso curso de Desenvolvimento de Games falamos bastante sobre isso.

Leia também: Qual a linguagem de programação mais usada no mercado?

Ainda não conseguiu decidir sua linguagem de programação? A maioria dos profissionais recomenda o aprendizado de Python, C# ou JavaScript, pois oferece uma ampla utilidade e flexibilidade na sua carreira.

Acima de tudo, comece a aprender alguma linguagem, faça experiências. Quando você se sentir confortável com uma linguagem de programação, poderá escolher a próxima com muito mais rapidez, é como aprender um novo instrumento musical ou mesmo uma nova língua estrangeira.

Desenvolva o pensamento de máquina

desenvolva o pensamento de maquina

Em vez de se concentrar muito em aprender uma linguagem de programação específica, você também pode aprender a resolver problemas de uma maneira que o computador entenda.

Ou seja, aprimore suas habilidades em conceitos como reconhecimento de padrões, algoritmos e abstrações. Há também jargões, como loops, que aparecerão em qualquer linguagem que você for usar.

Quanto melhor você entender esses princípios, mais fácil será aprender a próxima linguagem e com isso desenvolver os melhores produtos ou projetos.

Graças à internet e a Danki Code, você não precisará se matricular em uma universidade para ficar lá por pelo menos quatro anos para aprender os fundamentos de ciência da computação; várias aulas de nível universitário estão disponíveis em nossa plataforma de ensino.

Experimente ler bons livros

experimente bons livros

Aprender a programar pode envolver você a se aproximar de um livro onde você pode acompanhar do começo ao fim a linha de pensamento do autor relacionado ao que lhe é ensinado.

Em um mundo perfeito isso lhe dará uma introdução mais abrangente à programação do que ficar passando de um tópico para outro em um site.

Como programador autodidata, você também pode se beneficiar de livros que oferecem conselhos mais amplos sobre a profissão.

Você irá aperfeiçoar seu pensamento e seus hábitos, características que poderá aplicar a qualquer linguagem que decidir aprender.

O “Code Complete” que tem suas 900 páginas, de Steve McConnell é um manual prático de construção de software (2ª edição) e é considerado o guia definitivo para as melhores práticas, com conselhos com base em dados sobre tudo, desde o design do projeto até o código de depuração.

Também temos alguns e-books que podem te ajudar nesta jornada, vou deixar o link deles logo abaixo.

E-book Desenvolvimento Full Stack
Baixe Gratuitamente o Guia Completo de Como se Tornar um Desenvolvedor Full Stack

Tenha em mãos o livro digital que irá lhe ensinar tudo sobre as principais tecnologias web e fará você dar o ponta-pé inicial no Universo Full-Stack!

E-book Desenvolvimento de Games
Baixe Gratuitamente o Guia Completo para se Tornar um Desenvolvedor de Games

Tenha em mãos este livro digital para você aprender tudo que precisa para iniciar no fantástico mundo de desenvolvimento de games!

Assista vídeos de programação

Assista videos de programação

Às vezes fica bem mais fácil quando assistimos alguém mostrar como isso é feito.

Atualmente você pode encontrar todos os tipos de vídeos educacionais sobre praticamente qualquer tópico relacionado à programação: ex-Googlers compartilhando soluções em entrevistas de programação, YouTubers transmitindo suas maratonas de codificação e até veteranos de programação mostrando como solucionar um erro específico em qualquer idioma que você desejar.

Mas o canal que eu recomendo fortemente para você é o nosso Canal no Youtube, onde mostro tudo sobre este universo maravilhoso da programação.

Vou deixar o link abaixo para você assistir e se inscrever tá bom?.

>> Acesse nosso conteúdo no Youtube

Aprender a Programar do Zero com projetos práticos

Aprender a Programar do Zero com projetos práticos

Confesso pra você que uma das minhas maiores alegrias é poder ajudar o maior número de pessoas possíveis.

Hoje a nossa Escola de Desenvolvimento Web e Desenvolvimento de Games é a que mais cresce no Brasil e o curso de Games é considerado o melhor e mais avançado do País.

E o motivo é justamente este, trabalhamos com Projetos práticos, e isso quer dizer que não tem como você estudar conosco e não aprender.

Com nossos projetos reais tanto no Pacote Full-Stack como na plataforma de Desenvolvimento de Games, você aprenderá desde o básico HTML até construir os projetos mais incríveis e cobiçados do mercado, tanto aplicações Web como os Jogos mais fantásticos.

E o melhor de tudo é que eu vou te acompanhar bem de perto nesta jornada, vou literalmente te pegar pela mão e te mostrar o que verdadeiramente você precisa fazer para alcançar resultados poderosos no mundo da programação.

E não precisa se preocupar com o custo, você poderá adquirir o treinamento e TESTAR o mesmo durante 30 dias, o risco é todo meu.

Preparado para se tornar um programador de peso e cobiçado pelo mercado? Acesse agora mesmo a nossa plataforma no link abaixo.

Aqui está o Treinamento completo “Pacote Full-Stack” para você Dominar as Tecnologias mais Atuais e Poderosas do Mercado!

Aqui está o Treinamento Desenvolvimento de Games para você produzir jogos em 2D e 3D com o que há de mais atual no mercado dos games.

Gostou? Compartilhe este conteúdo e ajude mais e mais pessoas a conhecerem esse universo de infinitas possibilidades!

Um forte abraço do seu amigo e professor, Guilherme Grillo!