9 Passos para ter ideias surreais para seus jogos

Tempo de leitura: 6 minutos

Já está desenvolvendo o seu game ou ainda está no campo das ideias buscando uma inspiração para iniciar?

É natural que muitas vezes a gente fique travado em processos criativos, porém não podemos desanimar pois existem métodos para nos ajudar a avançar em nossos projetos mesmo que estejamos totalmente sem ideia alguma.

E foi pensando nisso que resolvi escrever este artigo, para mostrar para você que a criatividade não é um dom ou um talento, mas é algo que precisa ser criada por você.

E quanto mais você a estimula mais criativo você se torna, por isso para com essa conversa de dizer que você não é criativo, você só não descobriu ainda uma forma de cria-la, que é justamente o que eu vou te ensinar aqui neste artigo, tudo bem?

O que nós iremos aprender hoje?

// Observe o mundo

// Relembre o passado

// Brinque

// Busque por novas experiências

// Movimente-se

// Converse com outras pessoas para aprender como elas fazem

// Mantenha sua mente aberta

// Faça mapas mentais

// Converse com sua imaginação

Observe o mundo

Observe o mundo

Com tanta correria em nosso dia a dia esquecemos de observar o que o mundo a nossa volta oferece. Ficamos presos em nossos celulares e computadores e com isso deixamos de desenvolver novas ideias.

Analisar os pequenos detalhes é uma das chaves que irá estimular a sua criatividade na hora de desenvolver o seu jogo.

Exemplo disso foi George Orwell, ao ver o menino passando em uma carroça pensou o seguinte: “E se os animais descobrissem a força que têm?”. Desse pensamento, surgiu nada mais nada menos que A Revolução dos Bichos, que é um clássico da literatura.

Relembre o passado

Relembre o passado

Relembrar o passado é como vive-lo novamente. Em alguns casos, tudo que precisamos fazer é voltar ao passado para ter ideias novas. Fotos antigas, bate-papo com velhos amigos e retornar a localidades que geram aquela nostalgia pode ser uma boa ideia.

Washington Irving, por exemplo, teve a ideia do conto Rip van Winkle depois de conversar sobre histórias do passado com seu cunhado. Justamente em uma época em que ele vinha sofrendo de bloqueios criativos.

Brinque

brinque

Ideias surreais também são originadas de brincadeiras. E não é por menos. Quando você se diverte, consegue explorar o máximo potencial, já que a sua energia é utilizada com fluidez.

Dessa forma foi que garoto Doc Ball desmontou os patins da irmã e criou o primeiro skate. Brincando, ele acabou criando o alicerce para um dos mais populares esportes radicais do mundo na atualidade.

Busque por novas experiências

Busque por novas experiências

Pessoas criativas estão sempre interessadas em ter novas visões, novos sons, e novos lugares etc.

Por isso é importante você sair da sua zona de conforto, dessa forma você vai ter uma nova perspectiva e voltar ao problema ou projeto em que está trabalhando com sua energia renovada.

Jogue jogos de estilos diferentes do que está acostumado, assista filmes aos quais não está habituado a assistir, ou até mesmo em um idioma que você não entende, ou experimente um tipo de comida que você nunca comeu antes.

Por fim, leia um livro sobre um tópico que você não conhece.

Movimente-se

movimente-se

Parece simples, mas realmente mudar sua posição ou localização pode aumentar absurdamente sua criatividade:

  • Caso trabalhe em uma sala grande, vá para uma sala menor.
  • Se estiver em uma sala pequena, vá para uma sala maior.
  • Visite um centro de artesanato, faça uma caminhada, jogue boliche, tênis ou encontre outro lugar que você goste.
  • Se estiver sentado, deite de costas no chão.

Converse com outras pessoas para aprender como elas fazem

converse com outras pessoas

Aprender com outras pessoas ou sobre outras pessoas é uma excelente forma de enriquecer suas próprias maneiras de observar o mundo com seu pensamento criativo.

Reserve tempo para conversar com diferentes tipos de pessoas, faça diferentes tipos de perguntas para você realmente pegar o modelo mental dessa pessoa, como perguntas sobre seu trabalho, como ela percebe oportunidades, como ela tem novas ideias etc.

Experimente almoçar com um colega de trabalho com quem você nunca teve a chance de conversar antes. Pergunte a ele sobre o trabalho que ele ou ela faz.

Mantenha sua mente aberta

Mantenha sua mente aberta

Para você se tornar mais criativo é necessário que você ignore todos os julgamentos e passe a assumir riscos.

Se você passar a julgar todas as idéias antes mesmo de dar início ao seu projeto, jamais seu espírito criativo irá se acender.

Deixe suas idéias fluírem naturalmente e só se preocupe em organiza-las quando for divulga-las.

Faça mapas mentais

faça mapas mentais

Um mapa mental é uma forma simples de explorar suas idéias de maneira mais livre. Vai exigir organização visual e organização lógica, que irá envolver todo o cérebro com isso incentivar sua criatividade.

Você pode iniciar com uma folha de papel e uma caneta. Anote o conceito com o qual você está trabalhando (por exemplo, “Jogo de Ação”) no meio do papel e coloque-o em forma de círculo ou quadrado.

Desenhe linhas fora do centro para ir desenvolvendo novos formatos com conceitos relacionados ao tema central. Por exemplo, você pode desenhar uma linha de “Personagens” para ter um espaço para “Vilão” e outra com um espaço para “Jogador Principal”.

Desenhe novas linhas fora dessas subcategorias para criar subcategorias. Por exemplo, desenhe uma linha para “Monstro do Pântano” fora de “Vilão”.

Converse com sua imaginação

converse com sua imaginação

Sua imaginação é uma ótima forma de extrair novas experiências instantaneamente. Finja que está falando com alguém que você acha fascinante ou um exemplo, como uma pessoa famosa ou influente da história. Feche os olhos e discuta com essa pessoa o tópico que lhe vier à mente.

Conclusão para ter ideias surreais para seus jogos

conclusao 9 Passos para ter ideias surreais para seus jogos

Tenho certeza que depois dessas dicas você já deve ter tido uma série de ideias para o seu jogo.

O que você acha de fazer parte de uma comunidade de desenvolvedores de Games aonde você possa conversar com milhares de desenvolvedores e assim ter mais e mais ideias sempre que precisar?

Você irá encontrar nossa comunidade em nosso treinamento de Desenvolvimento de Games onde nós ensinamos você desde o mais básico ao mais avançado.

Além disso você aprenderá a desenvolver jogos do absoluto zero em um passo a passo super simples.

Você irá aprender com as melhores engines do mercado. Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

>> Conheça o Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você Desenvolvedor de Games Profissionais. <<