Como colocar seu jogo no Ps4 ou Xbox One?

Tempo de leitura: 4 minutos

E aí desenvolvedor de jogos, tudo bem com você?

Deseja desenvolver games para consoles e que seja disponibilizado para o mundo inteiro?

Não é tão simples assim quanto se pensa, ainda mais quando o sonho do desenvolvedor é criar o novo GTA. Aliás, você sabia que a Rockstar levou 6 anos para criar o jogo para consoles?

E o game tem cerca de 1,5 milhões de linhas de código e seu tamanho tem em média 60 GB. Isso tudo sem falar que a equipe por trás desse projeto teve em média mais de 1000 pessoas para concluir o jogo.

Mas como eles fizeram para colocar esse jogo em várias plataformas diferentes?

Na verdade, não importa realmente para qual sistema você cria um jogo, ele vai envolver as mesmas estruturas de codificação, game design e etc. Esses processos podem ser bastante simples para profissionais e muito, muito difíceis para quem está começando agora.

Não há diferenças no processo de produção entre criar jogos para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC ou outros sistemas. O que é necessário é utilizar códigos um pouco diferentes, adaptar algumas coisinhas, para que o game rode tranquilamente no ambiente que foi escolhido.

Preparado? O que iremos aprender hoje?

// E como funciona na prática?

// Como criar um jogo para o PS4

// Como criar um jogo para Xbox

E como funciona na prática?

E como funciona na prática

Dependendo do jogo a desenvolvedora geralmente terá equipes diferentes trabalhando em um console específico.

Como o PS4 e o Xbox One compartilham a mesma arquitetura de computador, torna o desenvolvimento de jogos muito mais fácil, pois o código pode ser compartilhado entre os dois sistemas, com cada equipe adicionando qualquer código específico do console à respectiva versão em que estão trabalhando.

Se o uso de uma engine multiplataforma for adotado pela empresa, o passo citado anteriormente será bem mais simplificado, já que a engine já terá em sua arquitetura um sistema pronto para ser codificado para consoles.

Para criar um jogo para Xbox One ou Ps4, antes de qualquer coisa, você precisa ter sido aceito pelos programas de desenvolvedores independentes da Microsoft (no caso do Xbox One) ou pela Sony (no caso do Ps4) para que as empresas te enviem o kit de desenvolvimento (DevKit) dos respectivos consoles.

Como criar um jogo para o PS4

Como criar um jogo para o PS4

A Sony tem um programa específico que seleciona os desenvolvedores e games que irão para suas plataformas.

Então, quem deseja criar jogos para o Playstation 4 deve preencher uma aplicação online para cadastrar a empresa, enviar um acordo e ser aceito pela companhia.

Se você for escolhido por eles, o desenvolvedor se torna associado à Sony e tem a grande oportunidade de acessar documentações e aparelhos da marca para desenvolver seus projetos.

E vale lembrar que se você estiver utilizando uma engine, esse processo será bem mais simples, já que o DevKit será integrado diretamente à engine.

Como criar um jogo para Xbox

dev kit activation

Para lançar seu game para dispositivos como Xbox e Windows 10, a Microsoft tem um programa chamado Independent Developer (ID@XBOX), no qual é possível aplicar e participar de uma seleção que possibilitará ao desenvolvedor obter SDKs, kits de desenvolvimento e suporte para lançamento do game na plataforma da companhia.

Para saber mais é só acessar: http://www.xbox.com/pt-PT/Developers/id

PS: O Xbox One pode ter seu modo desenvolvedor ativado por qualquer pessoa em qualquer modelo do console! Porém, você não poderá jogar seus games (chamado modo varejo) quando estiver com o ambiente de desenvolvimento ativado.

Mas calma! Não escrevo este artigo para te desanimar! Quero te ajudar a evoluir e ter seus jogos bem posicionados no mercado.

Conclusão como colocar seu jogo no Ps4 ou Xbox One

conclusao Como colocar seu jogo no Ps4 ou Xbox One

Hoje é muito mais fácil enviar jogos para os consoles do que já foi um dia. Com tantos desenvolvedores independentes por aí, as empresas estão com outro olhar para pequenos desenvolvedores/empresas.

Tem uma notícia muito boa pra você que deseja tornar a criação de jogos algo divertido e emocionante ao mesmo tempo.

Hoje a Danki Code é líder de mercado quando se trata de desenvolvimento de games, e com cerca de 15.000 alunos nós estamos revolucionando o mercado mostrando como se criar jogos e ao mesmo tempo se divertir.

O que acha de colocar a mão na massa comigo em projetos reais? Além de muitos anos no mercado de desenvolvimento de games, sou Professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

>> Conheça o Treinamento mais completo do Brasil que irá fazer de você um Desenvolvedor de Game Profissional <<