Confira as Ferramentas para desenvolvimento front-end em 2020

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá desenvolvedor, tudo tranquilo por ai?
Espero que sim, pois hoje quero te mostrar como você pode melhorar a sua vida como desenvolvedor e, se você estiver começando, já vai começar com o pé direito caso siga a dica com as ferramentas para desenvolvimento front-end que vou te passar aqui!

E caso queira se aprofundar mais no universo Front-end vou deixar para você o link de alguns artigos que irão te auxiliar neste processo.

>> Como se tornar um desenvolvedor Front-end

>> 12 Frameworks Front-end Parte 1

>> 12 Frameworks Front-end Parte 2

Tudo pronto por aí? Quais as ferramentas para desenvolvimento front-end iremos aprender hoje?

// Git: Ferramenta de Versionamento

// AngularJS

// Bootstrap

// Stackoverflow

// Um bom café + uma boa Playlist

Git: Ferramenta de Versionamento

git

Todo bom desenvolvedor, seja web ou desktop, Front-end ou não, deve entender ferramentas de versionamento de código, assim como os seus fundamentos. Hoje, o melhor e mais conhecido software feito para esta finalidade é o Git.

E se você já é desenvolvedor mas ainda não está por dentro do Git, é bom se atualizar pois em 2020 será uma mão na roda estar por dentro dele.

Já pensou se você troca acidentalmente todos os arquivos essenciais do seu projeto?

Você irá evitar este tipo de transtorno usando o Git, um sistema open source de controle de versões e gerenciamento de código fontes.

Ele irá rastrear o histórico do seu projeto em um repositório e facilitar a manter vários repositórios de backup.

>> Clique aqui para baixar o Git.

>> Introdução ao Git e Github

AngularJS

angularjs

O AngularJS é um framework open source mantido principalmente pelo Google que utiliza o incrível conceito de SPA (Single Page Application).

Nesse tipo de aplicação apenas uma parte dela sofre mudanças enquanto a outra permanece fixa, fazendo parte de um template compartilhado entre as páginas.

Ele possui ferramentas que buscam dados, processa, exibi na tela e manipula a entrada do usuário (como cliques ou pressionamentos de teclas) de uma forma inteligente.

Ele deixa bem simples o desenvolvimento ao fornecer um framework confiável no estilo MVC (Model View Controller). Ele é excelente para desenvolver SPAs que não precisam de várias manipulações no DOM (aplicativos que não envolvem jogos e editores de GUI).

A dica que deixo para você é usar Angular2, pois é uma versão mais poderosa.

>> O que é AngularJS: Um guia para Iniciantes

>> Criando sua primeira aplicação com AngularJS

Bootstrap

bootstrap

O Twitter Bootstrap é considerado o Framework Front-End mais popular dos últimos tempos e já está na versão 4.4.0 em 12/2019 (dependendo da época que você está lendo já esteja em uma nova versão).

Ele é um Framework Front-End totalmente responsivo, atraente, intuitivo e muito poderoso, para quem deseja trabalhar de forma rápida e fácil.

Ele utiliza HTML, CSS e JavaScript, e vou deixar o link abaixo do nosso guia completo sobre o Bootstrap para você aprender tudo que for necessário para manusea-lo.

>> Bootstrap Passo a Passo: O Guia Absolutamente Completo

Stackoverflow

stackoverflow

Acredito que você já conheça o Stackoverflow pois ela é uma comunidade de desenvolvedores bem conhecida nesse universo. Programadores experientes e entusiastas de webdesign estão lá para se ajudarem com os problemas que podem acontecer dentro do processo de desenvolvimento web.

“O StackOverflow é simplesmente o site mais importante da atualidade para tirar dúvidas de programação.”

Um bom café + uma boa Playlist

cafe playlist

Essa aqui é a nossa dica bônus para elevar sua produtividade, não sei se você é consumidor de café, mas provavelmente deve ser sim, pois programar sem café é estranho (brincadeiras à parte).

O café é um excelente estimulante cerebral e pode te ajudar na hora de desenvolver suas aplicações e, combinado com uma boa música, pode elevar não só sua produtividade mas também a sua criatividade e assim poder ter resultados incríveis em seus projetos.

>> Playlist Spotify Danki Code para desenvolvedores

Conclusão de ferramentas para desenvolvimento front-end

conclusao Ferramentas para desenvolvimento front-end

Hoje vimos algumas ferramentas para desenvolvimento front-end e claro que não são só estas as ferramentas, porém coloquei algumas que na minha opinião serão fundamentais para você nesse 2020.

Sabe qual o próximo passo para você? É colocar a mão na massa comigo em projetos reais, pois além de muitos anos no mercado de desenvolvimento Web, sou professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

E não sou eu que digo, são os mais de 14.000 alunos capacitados por mim na Danki Code, por isso sei bem do que eu estou falando.

E uma excelente forma de você começar a desenvolver projetos reais comigo é adquirindo o Pacote Full-Stack. Nele você construir os projetos mais incríveis e cobiçados do mercado.

>> Conheça o treinamento completo “Pacote Full-Stack” e Domine as Tecnologias mais Atuais e Poderosas do Mercado! <<