Frameworks PHP: O que é, mais 5 Opções para você usar

Tempo de leitura: 5 minutos

Olá desenvolvedor tudo bem com você? Hoje nós vamos falar sobre uma das minhas linguagens preferidas, o PHP, mas não só isso, iremos conhecer alguns Frameworks PHP para facilitar sua vida enquanto você desenvolve suas aplicações.

PHP (Hypertext Preprocessor) é uma das linguagens de desenvolvimento web mais populares e tem sido usada por milhões de websites.

De acordo com a pesquisa da W3Techs, o PHP é usado por 82% da maioria dos servidores web. A razão pela qual o PHP é tão popular é seus recursos interativos, excelente suporte à integração de HTML e banco de dados, além disso é muito fácil de aprender.

Leia também: Tudo que você precisa saber para se tornar um programador PHP profissional

Quais Frameworks PHP nós iremos analisar hoje?

// O que é um Framework PHP?

// #1. Laravel

// #2. Symfony

// #3. CakePHP

// #4. CodeIgniter

// #5. Zend

O que é um Framework PHP?

o que é framework php

O termo ‘frameworks’ se trata de uma biblioteca de arquivos que armazena diversas funções básicas. O propósito do framework é lhe dar um fundamento para você desenvolver seu projeto de forma mais eficaz.

Ele inclui uma série de funcionalidades prontas, ou seja, já entrega elementos ao programador que podem ser utilizados sem que ele tenha que começar do zero.

Se você está planejando desenvolver algo em PHP, busque um framework que inclui as funcionalidades que seu projeto necessita .

Ainda bem que existem diversas opções.

#1. Laravel

laravel

Se tratando de framework PHP, um dos mais populares e utilizados é o Laravel. Esse framework é conhecido por ter uma sintaxe elegante, muito fácil de aprender e uma usabilidade impecavel.

Com o Laravel, rapidamente você começa a desenvolver os seus projetos . Além de economizar bastante tempo e trabalho com acesso a funções como, gerenciamento de seção, autenticação de usuário e cache.

Posso afirmar sem sobra de dúvidas que o Laravel possui todas as ferramentas necessárias para você desenvolver uma aplicação PHP moderna.

A essência do Laravel é bem sólida quando se trata de performance. E você pode ampliar as funcionalidades com uma série de extensões.

O Laravel também faz integração com serviços de terceiros, como por exemplo a Amazon Web Services (AWS), que permite a você desenvolver aplicações altamente escaláveis.

Para projetos de longo prazo, programe as tarefas para serem executadas de forma assíncronas, o que irá melhorar ainda mais o desempenho.

#2. Symfony

symfony

O Symphony é um conjunto de uma série de componentes PHP reutilizáveis. Também disponível sob a arquitetura MVC, é outro framework orientado à simplicidade e velocidade no seu aprendizado, bem como um extensivo suporte fundamentado em centenas de páginas de documentação. A flexibilidade é outro ponto forte e quase tudo pode ser personalizado.

Deseja garantir que sua aplicação seja executada de forma correta? O Symfony possui funcionalidade de testes. Mas baseado em experiência própria, as aplicações desenvolvidas com o Symfony não possuem uma performance tão interessante.

Além de que o framework possui um processo de aprendizado mais complexo do que outros Frameworks PHP.

#3. CakePHP

cakephp

O CakePHP é um framework que tem como objetivo proporcionar uma experiência de programação que seja bem simples e rápida, mas como? Escrevendo bem menos códigos, ou seja, se trata de um framework que  prioriza a velocidade de desenvolvimento das aplicações.

Ele se baseia no modelo MVC e traz uma série de componentes internos como tradutores, acessos a dados, validação, autenticação, entre outros. Além disso oferece prevenção contra SQL Injection.

Resumindo, o CakePHP oferece um dos mais completos conjuntos de componentes existentes no mercado, o que é uma ótima opção se você pretende implementar recursos mais difíceis de serem encontrados.

#4. CodeIgniter

CodeIgniter

O CodeIgniter é outro framework PHP que usa arquitetura Model View Controller (MVC). Em termos leigos, isso quer dizer que o framework utiliza componentes distintos para lidar com tarefas de desenvolvimento específicas.

Este método é bem comum entre os desenvolvedores porque possibilita a criação de aplicações altamente escaláveis sem ocupar muito espaço.

Se você está começando com os frameworks PHP, o CodeIgniter pode ser uma excelente escolha por ser relativamente fácil de compreender. Além disso, sua plataforma possui um manual muito bom, que deixa o aprendizado ainda mais fácil.

Sua performance é bem sólida, o que faz dele excelente para criação de aplicações mais leves para servidores não tão robustos.

#5. Zend

zend

Zend é um framework orientado a alta performance, e sua versão mais recente é 4x mais rápida que a anterior. Utiliza uma arquitetura aberta que tanto pode ser baseada em Middleware ou MVC, e segue os padrões PHP-FIG.

Também privilegia aspectos de segurança, como o armazenamento de senhas usando bcrypt ou gera criptografia usando AES.

Conclusão de Frameworks PHP

conclusao frameworks php

Gostou dos Frameworks PHP? Existem outros porém decidi mostrar os principais que acho que já é o suficiente para resolver os seus problemas.

O próximo passo que você deve tomar para se aprofundar é construir comigo projetos reais, pois além de muitos anos no mercado de desenvolvimento Web, sou professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

E não sou eu que digo, são os mais de 14.000 alunos capacitados por mim na Danki Code, por isso sei bem do que eu estou falando.

A melhor forma de você começar a desenvolver projetos reais é adquirindo o Pacote Full-Stack. Com ele você vai desenvolver os projetos mais incríveis e cobiçados do mercado.

>> Conheça o treinamento completo “Pacote Full-Stack” e Domine as Tecnologias mais Atuais e Poderosas do Mercado! <<