Web Designer Freelancer: Quais habilidades você precisar ter?

Tempo de leitura: 5 minutos

A fim de dar uma alavancada em sua carreira e ser um web designer freelancer altamente reconhecido?

Hoje mais do que nunca com o crescimento da internet e das empresas nesse universo, cresceu a demanda por profissionais da área de web design nos últimos anos.

E se você já trabalha como design gráfico, essa é uma bela oportunidade para você ter uma renda extra como web designer freelancer.

Gostou? pois olha o que vamos aprender hoje!

// O que é um Web Designer

// O que é necessário para ser um Web Designer Freelancer?

// Principais habilidades do Web Designer Freelancer

O que é um Web Designer

O que é um Web Designer Freelancer

O Web Designer é especialista em planejar e criar produtos estéticos para a internet. O que pode ser Websites, lojas virtuais, blog, landing pages, logotipos, ícones e muitas outras peças digitais para a internet.

Seu principal objetivo como Webdesign é desenvolver materiais para web que sejam visualmente atrativos e que traga uma excelente experiência de usabilidade para o usuário consumidor (UX).

Com interfaces interativas e outras aplicações que funcionam somente em ambiente virtual ele consegue fazer isso.

O que é necessário para ser um Web Designer Freelancer?

O que é necessário para ser um Web Designer Freelancer

Como já falamos antes, o foco do Web Designer Freelancer está na parte visual do projeto. Este profissional não precisa conhecer as questões mais técnicas que serão aplicadas ao projeto, como linguagens de programação e códigos para softwares.

Porém, se o profissional possuir conhecimentos extras, irá lhe ajudar a desenvolver um produto/serviço ideal e que esteja de acordo com as expectativas de seu potencial cliente.

Saber programar irá favorecer um pensamento mais crítico sobre como a página deve e irá funcionar, considerando os elementos que o profissional deseja posicionar nela.

Sem falar que você poderá aumentar o valor pelo serviço realizado.

Existem outros requisitos? Não sei se são requisitos, mas podem te ajudar muito em sua carreira:

  • Compreender como funciona a aplicação de estilos, logotipos, tipologias, ícones e fontes, sendo que esses elementos podem ser combinados ou avulsos.
  • Capacidade de planejar e organizar elementos de páginas e peças digitais visando a navegação e a experiência do usuário.
  • Ter um computador potente com softwares para criação de designs em geral, como Photoshop, Illustrator, InDesign, entre outros.
  • Um portfólio para mostrar os trabalhos feitos anteriormente irá ajudar a encontrar novos clientes. Se você não tem um currículo online ou um site profissional, será muito difícil você ser encontrado.

Principais habilidades do Web Designer Freelancer

Principais habilidades do Web Designer Freelancer

Linguagens web

Como falei no primeiro tópico, um web designer não precisa ser um especialista em programação. Mas é provável que os projetos exijam que ele execute atividades que vão além dos recursos visuais – então, vale a pena conhecer minimamente as linguagens web.

Por exemplo, é bom ter noções de HTML e CSS que são dois tipos de linguagens web baseadas em sequências de códigos mas que não exige conhecimento algum em lógica de programação.

Com isso você irá compreender a lógica por trás do produto que estiver desenvolvendo, com isso tanto o seu trabalho irá melhorar como também o seu relacionamento com as equipes de desenvolvimento do projeto.

Ferramentas para Design

Se você já atua no mercado como designer, especificamente como designer gráfico, já deve estar familiarizado com os conceitos da área.

Deve conhecer os fundamentos, as combinações de cores, a disposição de elementos, os princípios da tipografia.

Para aplicar tudo isso ao trabalho com web, é preciso entender a parte operacional de algumas ferramentas. Exemplo disso é o Photoshop e o Illustrator, que são softwares poderosos para o desenvolvimento de imagens e vetores.

Eles são considerados básicos para quem quer seguir nesse tipo de projeto. Mas se você quiser realmente aprofundar ainda mais as suas habilidades, você pode trabalhar com o Adobe XD e desenvolver websites, aplicativos e por aí vai.

Experiência do usuário

Geralmente quando se pensa em design, faz-se conexão com um “layout impecável”. Mas design na verdade vai além disso.

Há uma necessidade constante de prestar atenção à experiência do usuário, ou user experience. A área de experiência do usuário do design se dedica à usabilidade e ao fluxo de informações de uma interface gráfica (de um site, aplicativo ou outro produto), de acordo com a forma de pensar do público que a acessa.

A finalidade é garantir que o usuário encontre as informações que procura e que consiga usar todas as funcionalidades do seu site sem dificuldades.

Quem quer avançar na carreira como web designer freelancer terá um enorme diferencial se entender de experiência do usuário. Na área de user experience existem algumas metodologias que auxiliam a antecipar a maneira como o público irá utilizar a interface e testar todas as possibilidades.

Conclusão de Web Designer Freelancer

conclusao de web designer freelancer

E aí, preparado para fazer sucesso como Web Designer freelancer? Hoje você aprendeu algumas habilidades que são essenciais para você progredir em sua carreira, porém quero lhe mostrar algo que pode te ajudar ainda mais nessa jornada.

O próximo passo que você deve tomar para se aprofundar é construir comigo projetos reais, pois além de muitos anos no mercado de desenvolvimento Web, sou professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

E não sou eu que digo, são os mais de 14.000 alunos capacitados por mim na Danki Code, por isso sei bem do que eu estou falando.

A melhor forma de você começar a desenvolver projetos reais é adquirindo o Pacote Full-Stack. Com ele você vai desenvolver os projetos mais incríveis e cobiçados do mercado.

>> Conheça o treinamento completo “Pacote Full-Stack” e Domine as Tecnologias mais Atuais e Poderosas do Mercado! <<