7 Benefícios do videogame para crianças

Tempo de leitura: 5 minutos

Opa, deseja conhecer os 7 benefícios do videogame para crianças?
Hoje iremos abordar um tema bem interessante tanto para os pais que tem dúvida sobre o assunto como para quem deseja desenvolver games para este mercado altamente lucrativo.

Muitas famílias ficam preocupadas quando as crianças jogam muito videogame, e com razão. Algumas crianças têm problemas para desligar ou fazer a transição dos jogos.

Outros apresentam alterações de humor durante ou após a reprodução ou ficam hiperfocados. E há crianças que se reservam em seu mundo particular. No entanto, existem muitas vantagens também. É o que vamos ver a seguir

Aqui estão 7 Benefícios do videogame para crianças:

// #1. Habilidade visual-espacial

// #2. Resolução de Problemas

// #3. Leitura

// #4. Conexões sociais

// #5. As crianças compartilham a alegria da competição

// #6. Carreira no mundo dos games

// #7. Brincadeira imaginária e criatividade

#1. Habilidade visual-espacial

Habilidades visual-espacial

Muitos jogos como o Minecraft  são ambientados em mundos virtuais 3D em que as crianças precisam navegar. E não há aplicativo de mapa GPS ou smartphone para liderar o caminho.

O resultado é que as crianças que jogam esses jogos têm a chance de praticar suas habilidades visuais-espaciais . Isso pode levar a uma melhor compreensão da distância e do espaço.

#2. Resolução de Problemas

Resolução de Problemas

Resolver problemas é o que faz o jogo ser jogo. Alguns jogos podem ser irracionais, como Space Invaders. Mas muitos outros – de quebra-cabeças e mistérios, a gerenciar cidades virtuais ou impérios – oferecem às crianças a chance de enfrentar um problema e trabalhar para encontrar uma solução.

Alguns pesquisadores dizem que as crianças que jogam esses videogames melhoram em três áreas: planejamento, organização e pensamento flexível.

Porém, não está claro que essas habilidades de resolução de problemas de jogos sejam transferidas para a vida real. E não há evidências de que os chamados jogos para “treinar o cérebro” possam melhorar as habilidades no mundo real.

#3. Leitura

Leitura

Estudos mostram que crianças que jogam videogame podem obter um pequeno impulso em suas habilidades de leitura. Isso é verdade mesmo para crianças que lutam com a leitura e mesmo quando jogam jogos de ação.

Os pesquisadores pensam que isso pode acontecer porque as crianças precisam descobrir instruções de textos para continuar no jogo.

Há também um fator divertido: crianças que relutam em abrir um livro tradicional podem se apressar em ler um site ou fórum da Internet para obter as últimas notícias sobre seu jogo favorito.

Isso não significa que os videogames devam substituir os livros.

#4. Conexões sociais

conexoes sociais

Algumas crianças têm problemas para se adaptar e fazer amigos na vida real. Os videogames podem ser um refúgio para encontrar pessoas com quem se conectar de maneira positiva. Em nossas vidas ocupadas, os jogos oferecem interações virtuais com amigos da vida real.

Os videogames também dão às crianças algo para conversar na escola. Atualmente, os jogos são o principal tópico de conversas para crianças, assim como esportes e música. O interesse em jogos pode ajudar as crianças que têm problemas para apresentar tópicos para discutir.

Por outro lado, as crianças que lutam socialmente na vida real também podem ter problemas online.

#5. As crianças compartilham a alegria da competição

As crianças compartilham a alegria da competição

É normal e saudável para crianças, especialmente meninos, competir com seus colegas enquanto disputam o status e o reconhecimento.

Quem não gosta de competir com outras pessoas e vencer? Essa é uma das razões mais comuns para se jogar videogame, especialmente para meninos. Os videogames são um lugar seguro para expressar esses impulsos competitivos e podem dar às crianças que não são boas em esportes uma chance de se destacar.

#6. Carreira no mundo dos games

carreira no mundo dos games

O vencedor de 16 anos da primeira Copa do Mundo de Fortnite ganhou US $ 3 milhões. Os outros 99 finalistas solo ganharam de US $ 50.000 a US $ 1,8 milhão cada.

Assim como nos esportes profissionais, as chances de se tornar um jogador profissional de vídeo game são muito pequenas. No entanto, a indústria de videogames está crescendo aos trancos e barrancos, muito mais rápido que os esportes e entretenimento tradicionais.

Existem muitas carreiras nesse setor em crescimento – carreiras como programador, marketing e por ai vai.

#7. Brincadeira imaginária e criatividade

Brincadeira imaginaria e criatividade

Quando as crianças são jovens, há muito espaço para brincadeiras que utilizam a imaginação, de Lego a bonecas e faz de conta. Mas para pré-adolescentes e adolescentes, a sociedade às vezes desaprova essa peça. Os videogames dão às crianças a chance de continuar brincando.

Há também algumas evidências de que os jogos incentivam o pensamento criativo. Em um estudo, os jogadores de 12 anos foram convidados a desenhar, contar histórias, fazer perguntas e fazer previsões. Todas as crianças mostraram altos níveis de criatividade e curiosidade.

Conclusão dos Benefícios de videogame para crianças

conclusao de Benefícios do videogame para crianças

Gostou do artigo? O que acha de criar jogos para ajudar nossas crianças a se desenvolverem mais e mais?

O próximo passo para você é colocar a mão na massa comigo em projetos de jogos reais, pois além de muitos anos no mercado de desenvolvimento de games, sou professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

E não sou eu que digo, são os mais de 14.000 alunos capacitados por mim na Danki Code, por isso sei bem do que eu estou falando. Clique abaixo para conhecer tudo que você aprenderá em nosso treinamento.