Carreira de programador: Por onde começar?

Tempo de leitura: 5 minutos

Iniciar uma carreira de programador nem sempre é fácil. A falta de experiência no mercado e em lidar com clientes e empregadores levanta uma série de dúvidas.

No caso dos programadores, as dúvidas costumam ser ainda mais comuns, pois a área oferece muitas possibilidades. Para lhe dar uma força, preparamos 5 dicas que irão lhe mostrar exatamente como proceder no início de sua jornada.

O que iremos aprender sobre carreira de programador hoje?

// Se ainda não sabe programar, comece pela lógica

// Escolha o caminho que irá trilhar

// Estude muito

// Trabalhe em projetos com outras pessoas

// Prepare-se para as entrevistas

Se ainda não sabe programar, comece pela lógica

logica de programação

Este é o primeiro passo que você irá dar, fazer o curso de lógica de programação, mas não com diagramas, cursos com diagramas puros são perda de tempo. Hoje em dia não vemos mais diagramas no dia a dia, em nosso mundo real.

Por isso vou deixar com você aqui o link do nosso curso completo de Lógica de programação para você entender os fundamentos da programação e como um programador deve pensar para escrever a estrutura de suas aplicações.

>> Curso Lógica de Programação: Aprenda a pensar e agir como um programador << 

Escolha o caminho que irá trilhar

escolha o caminho que irá trilhar

Aqui entra uma das maiores dúvidas de quem está iniciando, qual cenário encarar? Pois no universo da programação, seja web ou desktop existem muitos caminhos, e quem decide ser um desenvolvedor Web as vezes fica na dúvida pelo front-end, back-end ou full stack.

Pois para ser realmente bom em algo você precisa ter foco e não tem como você ter foco em várias coisas e absorver o que está tentando aprender com qualidade.

Vou deixar alguns links auxiliares logo abaixo para você entender melhor cada um destes caminhos.

>> Como se tornar um desenvolvedor Front-End

>> Como ser tornar um Desenvolvedor Back-End

>> Como se tornar um desenvolvedor Full-Stack: Guia Completo e Definitivo

Lembrando que o Desenvolvedor Full-Stack é o desenvolvedor completo, que domina tanto o front-end como o back-end e com certeza está um passo a frente de quem opta apenas por uma das opções.

Estude muito

estude muito

Se você acha que depois de um curso de programação/desenvolvimento web não vai precisar estudar todos os dias, está muito, muito enganado. A boa notícia é que desse ponto em diante, seus estudos serão muito mais focados na área do seu interesse.

Estudar todos os dias será decisivo porque além de te ajudar a desenvolver uma postura de estudante, essa ação pode transformar esse comportamento ou decisão em um hábito que o ajudará a estudar com mais eficiência.

Ou seja, estudar todos os dias, irá lhe auxiliar para que você consiga evitar que fatores externos e internos interfiram no seu aprendizado, forçando-o a ir na direção do que está aprendendo.

E-book Desenvolvimento Full Stack
Baixe Gratuitamente o Guia Completo de Como se Tornar um Desenvolvedor Full Stack

Tenha em mãos o livro digital, que irá lhe ensinar tudo sobre as principais tecnologias web e fará você dar o ponta-pé inicial no Universo Full-Stack!

Trabalhe em projetos com outras pessoas

Trabalhe em projetos com outras pessoas

Trabalhar em projetos com outros colaboradores individuais diferentes é uma experiência importante e exigirá de você aprender habilidades novas.

Existem algumas habilidades que você dificilmente irá dominar se não trabalhar com outras pessoas. Coisas como:

  • Use o Git & GitHub para colaborar com os desenvolvedores
  • Encontrando e resolvendo conflitos de mesclagem no código
  • Como dividir recursos em partes gerenciáveis ​​nas quais outros desenvolvedores podem trabalhar.

Adquira a experiência de trabalhar em uma base de código em evolução, onde outros programadores estão fazendo alterações e é de sua responsabilidade manter-se atualizado sobre as mudanças que estão acontecendo.

Trabalhar em projetos com outros programadores provavelmente será uma experiência bem desafiadora e irá lhe empurrar para fora de sua zona de conforto, mas, novamente, irá forçar você a melhorar suas habilidades.

Prepare-se para as entrevistas

prepare-se para as entrevistas

Para iniciar sua nova carreira, você precisa passar pela entrevista técnica. Esteja você se preparando para aceitar uma entrevista de quadro branco ou resolver um desafio técnico,  esteja preparado para falar sobre isso antes mesmo da entrevista.

Para garantir seu novo emprego você deve praticar com problemas semelhantes aos que encontrará. Escrever código com caneta e papel em vez de um editor de texto comum, terminal e IDE também pode ser útil, assim como falamos em nosso artigo: Como aprender a programar em 7 Passos práticos.

Conclusão de Carreira de Programador

conclusao de carreira de programador

Gostou do artigo? Agora já sabe como irá tocar sua carreira de programador? No artigo de hoje vimos que precisamos iniciar pela base de tudo, entendendo como pensa um programador e em seguida escolher o que realmente queremos da programação, porém temos algo que você precisa muito conhecer para você avançar em sua carreira.

O próximo passo para você é colocar a mão na massa comigo em projetos reais, pois além de muitos anos no mercado de desenvolvimento Web, sou professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

E não sou eu que digo, são os mais de 14.000 alunos capacitados por mim na Danki Code, por isso sei bem do que eu estou falando.

E uma excelente forma de você começar a desenvolver projetos reais comigo é adquirindo o Pacote Full-Stack. Nele você aprenderá desde o básico HTML até construir os projetos mais incríveis e cobiçados do mercado.