Designer de Games: O que é, E como se tornar um

Tempo de leitura: 8 minutos

O design de games é um campo bem amplo, que se baseia nos campos da ciência da computação/programação, escrita criativa e design gráfico.

Os designers de jogos assumem a liderança criativa na imaginação e na criação dos mundos do videogame.

Este artigo irá lhe ajudar a entender a natureza do designer de games para depois você tomar a decisão de que tipo de profissional de jogos você quer ser.

O que iremos aprender neste artigo?

// O que é o Designer de games

// Como escrever o seu game?

// Arte do Jogo

// Como se tornar um Designer de Games

O que é o Designer de games

o que é o designer de games

De acordo com o Wikipedia, no início da história dos jogos eletrônicos, os designers de games eram muitas vezes o programador principal ou o único programador de um jogo.

Este é o caso de designers famosos como Sid Meier e Will Wright. Esta pessoa às vezes também incorporava todo o time de arte.

Enquanto os jogos ficavam mais complexos e os computadores e consoles ficavam mais poderosos (permitindo mais características), o trabalho de designer de jogos tornou-se uma função separada, com o programador principal dividindo seu tempo entre as duas funções, indo de um papel para o outro.

Mais tarde, a complexidade dos jogos subiu ao ponto onde começou a precisar de alguém que se concentrasse inteiramente no design do jogo. Muitos veteranos escolheram o design de jogos para não precisar programar e passar estas funções para os outros.

O desenho de jogos tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de jogos requer subsídios de diversas áreas técnicas, como a programação, sonoplastia, computação gráfica e outros.

Nele, engloba-se o game design (responsável pela concepção, criação e coordenação de todo o jogo), game art (responsável por toda criação de arte, design e efeitos visuais), game sound (responsável pela criação de sons e efeitos sonoros) e game programming (responsável pela implementação do jogos, das regras, da jogabilidade).

A preocupação fundamental do designer de games é agregar os conceitos de interatividade com o planeamento da interface e entretenimento, garantindo a diversão do usuário final.

Hoje em dia é raro encontrar um jogo eletrônico onde o programador principal também é o designer principal, exceto em casos de jogos relativamente simples, como Tetris ou Bejeweled.

Com muitos jogos complexos, como MMORPGs, os designers podem chegar a dezenas! Nestes casos, há geralmente um ou dois designers principais e vários programadores iniciantes que especificam subsistemas ou subconfigurações do jogo.

Como escrever o seu game

como escrever o seu game

Você teve uma ideia brilhante?

Mas como podemos colocar por escrito sua ideia?

Todo mundo terá seu próprio jeito de fazer o melhor projeto. Alguns criam documentos de design de 60 páginas, outros escrevem uma página de anotações mal escritas, inelegíveis para qualquer outra pessoa.

Não sei o que é melhor para você…

Mas vou lhe dar sugestões sobre o que escrever:

  • Gancho

O que torna sua ideia de jogo ótima? Aqui eu acredito que seja a parte mais importante a ser anotada. Depois ter seu gancho claro, você irá anotar os próximos três pontos com muito mais facilidade. O seu jogo é sobre algo instigante? Escandaloso? Está dando um novo toque a um clássico antigo? Ou, está fazendo algo que nunca foi feito antes?

  • Mecânica

O que o seu jogador faz? E qual a finalidade dele? Aqui encontra-se a jogabilidade. Pode ser tão simples quanto pressionar QWOP para mover-se no jogo, tocar em botões para bater papo no Mystic Messenger, nas inúmeras combinações de teclas em Dwarf Fortress.

  • História

Em que história os jogadores devem se lembrar do seu jogo? Com quais emoções eles devem sair do jogo? Todo jogo tem uma história. Se a história não for óbvia, é criada pelo jogador. Uma história pode ser criada a partir dos números crescentes em 2048, dos impérios em ascensão na Civilização e das interações silenciosas em Monument Valley. Pense em qual história seu jogo se encontrará.

  • Humor

Que impressão seu jogo causa? Quais são os visuais? Sons? As primeiras impressões são importantes. As primeiras impressões irão engajar – e depois manter o jogador jogando. Talvez você dê ao seu jogo uma vibe retrô com gráficos em pixel e músicas de chips. Ou um visual moderno e limpo, com geometrias planas e instrumentais.

Tendo dificuldade em pensar em uma idéia?

  • Mantenha uma lista de idéias. Eu e outros desenvolvedores que conheço anotamos nossas idéias. Dessa forma, podemos voltar as nossas anotações antigas quando ficarmos zerados de ideias.

E-book Desenvolvimento de Games

Baixe Gratuitamente o Guia Completo para se Tornar um Desenvolvedor de Games

Tenha em mãos este livro digital, para você aprender tudo que precisa para iniciar no fantástico mundo de desenvolvimento de games!

Arte do Jogo

arte do jogo

Você planejou sua ideia; parabéns, isso é incrível! Agora, você pode trabalhar no jogo real.

Não sabe desenhar? Não se preocupe. Qualquer um pode fazer algo bonito com os três princípios visuais básicos: cor, forma, espaço.

UI Design

UI Design, ou User Interface Design (Design de Interface do Usuário), é o meio pela qual o usuário faz interação e controla um dispositivo, software ou aplicativo. Esse controle pode ser feito por meio de botões, menus e qualquer elemento que forneça uma interação entre o dispositivo e o usuário.

Um bom projeto de UI antecipa as necessidades do usuário e garante que a interface contenha elementos de fácil acesso e utilização, fornecendo o que é chamado de experiência user-friendly, ou seja, uma experiência que é amigável e que não cause frustrações ao utilizador

Pense em como você pode torná-lo único – tenha um esquema de cores distintas, fontes, formas e ícones. As informações importantes são legíveis e óbvias? Prontinho

Animações 2D

Você tem duas opções:

  • Quadro por quadro. Desenhe cada quadro da animação. Para isso, você deve usar folhas de sprite com o TexturePacker (ou se estiver usando o Unity, Sprite Packer).
  • Osso. Desenhe cada membro animado e anime a posição, rotação e outros enfeites do jogo. Pode ser mais rápido, fácil e economizará memória. Se você estiver fazendo 2D e usando o Unity, tente editar os pivôs dos sprites ou do Anima2D.

Deu pra entender mais ou menos o que é um Designer de Games e com o que ele irá trabalhar? Vamos vê agora como se tornar um e avançar em sua jornada como um verdadeiro profissional no universo dos games.

Como se tornar um Designer de Games

como se tornar um designer de games

Como você já viu, o designer de games é o profissional que fica responsável por todo o projeto do jogo e a criação das suas mecânicas internas, regras e condições para o sucesso do jogador dentro do ambiente.

Os grandes game designers são disputados por grandes estúdios, pois é geralmente deles que acabam surgindo as idéias de jogos que revolucionam a história.

Por isso vou ligar abaixo alguns requisitos para você avançar em sua carreira.

1. Você precisa ser um amante de jogos

Tenha em mente que codificar pode acabar se mostrando um trabalho bastante exigente e desgastante, além de trazer grandes barreiras no início. Será necessário muita paixão de sua parte, então use-a tanto quanto possível. Acumule qualquer energia que você tiver para chegar ao sucesso.

2. Não faça só pelo dinheiro

Caso queira seguir a rota da educação formal, lembre-se de que os custos envolvidos provavelmente excederão consideravelmente o equivalente ao salário de um programador na área. Tenha também em mente que a indústria não oferece grande segurança, de modo que você talvez acabe com lacunas em seu histórico profissional. Uma vez mais, vale reiterar que essa carreira exige paixão — faça-o por amor ao ofício, e não em busca de ganhos rápidos

3. Prepare-se para uma grande jornada

É importante valorizar paciência e persistência nessa área. Planeje passar alguns anos para obter o conhecimento técnico necessário, nós aqui da Danki Code iremos te acompanhar neste processo. Quando se sentir preparado para entrar no mundo de trabalho, esteja preparado para a imensa competitividade em cada vaga, o que significa que pode ser difícil encontrar um emprego. Ao ser contratado, saiba que haverá muito trabalho duro antes mesmo de avançar até chegar na posição que você deseja.

4. Tenha alguém para te acompanhar

Sim, isso mesmo! Será bem mais complexo e se tornará um labirinto sem fim se você decidir por passar anos e anos buscando se tornar um profissional sem alguém para te auxiliar nesta jornada. Por isso quero que você me permita lhe acompanhar neste tempo, pois com a minha experiência já sei bem o que funciona e o que não funciona e isso irá te economizar muito tempo.

Quero te mostrar agora a página da nossa Escola de Desenvolvimento de Games para você conhecer a nossa metodologia e tudo que você irá se tornar neste tempo que estiver conosco.

>> Clique aqui para conhecer a maior Escola de Desenvolvimento de Games do país <<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *