Estratégias de Marketing no Instagram para Iniciar ou Crescer seu negócio

Tempo de leitura: 11 minutos

A evolução do Instagram foi de um aplicativo de compartilhamento de fotos para uma importante e incrível plataforma de marketing que muitos negócios hoje usam para segmentar seus potenciais clientes.

Quando iniciou seus serviços em 2010, era apenas mais uma plataforma de mídia social para as pessoas compartilharem as fotos de seus melhores momentos.

E agora ela se tornou uma importante e indispensável ferramenta de marketing nas redes sociais uma série de recursos para fazer o seu negócio bem mais interessante.

Então, vamos dar uma olhada no que o torna tão útil como uma plataforma de marketing e como você pode utilizá-lo para gerar valor para o seu negócio. Preparado?

O que iremos aprender neste artigo?

// Por que conhecer as estratégias de marketing no Instagram?

// Configure um perfil comercial no Instagram

// Como otimizar o seu perfil do Instagram

// Escolha as hashtags corretas

// Crie conteúdos que se destacam

// Faça parcerias com Influenciadores Digitais

// Meça seus resultados

Por que conhecer as estratégias de marketing no Instagram?

Por que conhecer as estratégias de marketing no Instagram

Hoje o Instagram é uma das plataformas de rede social mais populares e engajadas, com uma gigantesca base de usuários.

Para você ter uma ideia, em abril de 2019, o Instagram tinha mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos.

Com uma base de usuários tão grande, só perde os negócios que não estão nelas.

Se o que eu falei não te convenceu para você iniciar o seu marketing no Instagram, veja essas estatísticas do próprio Instagram que com certeza irá te convencer.

  • Mais de 95 milhões de postagens são feitas no Instagram de forma diária.
  • O Instagram tem 2 milhões de anunciantes mensais e mais de 25 milhões de contas empresariais.
  • 44% dos usuários ativos do Instagram utilizam a plataforma para pesquisar e descobrir negócios.
  • 53% dos usuários do Instagram seguem suas marcas favoritas.

Agora que você conhece a importância do Instagram como uma plataforma de marketing, vamos dar uma olhada mais de perto em maneiras de realizar o seu marketing com excelência.

Nós preparamos um guia detalhado com estratégias de marketing no Instagram abordando tudo que você precisa saber para ter sucesso em seu negócio.

Configure um Perfil comercial no Instagram

configure um perfil comercial no instagram

A primeira e mais importante ação que você precisa realizar no seu Instagram se deseja iniciar o marketing do seu negócio é criar um perfil comercial.

O Instagram oferece a você duas opções de perfil, criar uma conta pessoal ou uma conta comercial.

Se você quiser divulgar seu negócio, vender produtos no Instagram e estabelecer seu negócio no universo digital, então este é o caminho a percorrer. Além disso, vem com seu próprio conjunto de vantagens.

Um perfil comercial do Instagram vem com muitos recursos interessantes, como a possibilidade de adicionar links a Histórias, loja online e muito mais.

Como configurar seu perfil comercial do Instagram

Para criar um perfil comercial no Instagram, você precisará de uma página comercial no Facebook. Você pode simplesmente ir até a guia “criar” no canto superior direito e selecionar a opção “página”.

Nesse artigo explico em detalhes como criar sua página no Facebook >> Como criar uma Fanpage de Sucesso no Facebook: 5 Passos Simples

Depois de ter criado sua página comercial no Facebook você estará pronto para criar um perfil comercial no Instagram.

Basta acessar as configurações da sua conta no Instagram e selecionar “Mudar para perfil comercial”.

Tenha certeza de que seu perfil esteja definido como “público” e não como perfil privado.

Um perfil público irá permitir que qualquer pessoa veja o que você posta no seu Instagram, que é o que você deseja como empresa ou profissional de marketing.

Como otimizar o seu perfil do Instagram

como otimizar o seu perfil do instagram

Se você deseja causar uma incrível primeira impressão nos usuários que chegam até o seu perfil, deverá deixar o seu perfil bem otimizado.

Quando alguém vai até o seu perfil, você tem um período curtíssimo de tempo para envolvê-lo e convertê-lo em cliente. É por isso que é de extrema importância você ter um perfil bem otimizado no Instagram.

Veja algumas dicas poderosas que você pode aplicar hoje mesmo para otimizar  o seu perfil do Instagram:

  • Coloque um nome de perfil que representa com clareza o seu negócio.
  • Escreva uma bio que seja bem envolvente para contar sua história e mostrar sua marca para potenciais clientes.
  • Você também pode utilizar hashtag de marca em sua biografia para promover o seu negócio.
  • Adicione o link para o seu Website ou Landing Page na sua biografia, de preferência um URL curto que pareça simples e que seja rastreável para você medir os seus resultados.
  • Selecione uma foto de perfil adequada e de alta qualidade que represente sua marca.
  • Utilize a paleta de cores e uma estética de marca para suas publicações no feed e stories, e faça isso de forma consistente.

E-book Viver de negócio online
Baixe Gratuitamente o Guia Definitivo para Viver de Negócio Online

Um Guia com um Mapa completo para você estruturar do zero seu negócio digital e fazer dinheiro todos os dias com a internet

Escolha as hashtags corretas

escolha as hashtags corretas

Escolher as hashtags mais interessantes para suas publicações no Instagram pode significar a diferença entre aparecer como um dos principais posts ou desaparecer no feed sem deixar vestígios.

Se você utilizar hashtags muito genéricas como #moda ou #natal a sua publicação irá enfrentar uma concorrência de milhões de outros perfis.

Em vez disso, faça uma combinação de tendências e hashtags específicas do seu setor para encontrar as melhores hashtag para se conectar com seus seguidores segmentados.

O número de hashtags utilizadas também pode ser algo crítico. Enquanto o Instagram permite até 30, se você utilizar uma massa de hashtags em sua descrição, você corre o risco de parecer que está bem direcionado, e não passará profissionalismo.

É por isso que 91% das postagens das principais marcas usam sete ou menos hashtags para ter muitas curtidas.

Para te ajudar a decidir qual é o número de hashtag ideal para o seu negócio, identifique quantas hashtags seus concorrentes e influenciadores do setor vem utilizando e experimente quantidades diferentes em suas postagens até encontrar o caminho ideal.

Crie conteúdos que se destacam

crie conteudos que se destacam

Não existe no Instagram escassez de empresas, profissionais de marketing e influenciadores, e todos estão tentando atrair a atenção das mesmas pessoas.

Olhando para esse ambiente tão competitivo, é fundamental que você crie conteúdo que se destaque dos demais e que seja consumido por seu público-alvo.

Vou te passar aqui algumas dicas e truques para você criar conteúdos que se destaquem no Instagram:

  • Use imagens de alta qualidade para que suas postagens fiquem bem atraentes.
  • Experimente diferentes formatos de post como vídeos, imagens, gifs, vídeos de Boomerang, memes, etc.
  • Para que postar o dia do Índio? A não ser que ele seja relevante para sua marca, por isso poste apenas conteúdos que sejam úteis e relevantes para seu público.
  • Busque sempre publicar nos horários certos, de preferência durante o dia, para que você tenha o máximo engajamento e visualizações.

Faça parceria com Influenciadores Digitais

faça parceria com influenciadores digitais

O marketing com influenciadores digitais no Instagram tem se tornado cada vez mais significativo nos dias de hoje, permitindo que os profissionais de marketing trabalhem com os principais líderes em seu setor e impulsionem as mensagens da empresa para um público bem mais amplo.

Como os influenciadores são vistos como um canal de comunicação independente, o alinhamento de sua marca com a voz autoritária do influenciador pode adicionar mais autenticidade às suas mensagens.

Escolher o influenciador certo para o seu negócio pode ser um grande desafio. 

Os profissionais de marketing podem cair no glamour de trabalhar com uma celebridade em vez de se preocupar no que o influenciador pode realmente trazer de resultados para a empresa.

Em primeiro lugar, é fundamental que os profissionais de marketing tenham a compreensão do que é um influenciador , planejando uma estratégia de influência que inclua um período curto de campanha experimental para ver se a receptividade da rede de seguidores do influenciador é relevante para o seu negócio.

Certifique-se também de garantir o influenciador contratado receba as ferramentas, os recursos e a orientação correta de que precisa para desempenhar sua função com assertividade e trabalhar lado a lado na campanha com você como verdadeiros parceiros de negócios.

Meça seus resultados

meça resultados

Depois de fazer toda a implementação da iniciativas de marketing que nós lhe propomos aqui e executar suas campanhas, você precisa avaliar o desempenho de cada uma delas.

Isso vai te ajudar a entender o que funciona e o que não funciona. Esses insights, por sua vez, podem alimentar sua estratégia de marketing e ajudá-lo a melhorá-la para o futuro.

Você pode avaliar o desempenho de suas campanhas de marketing no Instagram utilizando o recurso de análise integrado do próprio Instagram ou ferramentas de terceiros.

Instagram Insights

Todas os perfis de negócios no Instagram têm um recurso de insights integrado que fornece dados sobre métricas básicas de desempenho.

Você pode vê claramente o alcance e o engajamento de suas postagens. Você também pode obter insights sobre o desempenho geral da sua conta do Instagram. Além disso, você também pode visualizar dados demográficos de seu público-alvo.

Ferramentas de análise do Instagram

Se você quiser que seu desempenho seja avaliado por uma análise mais avançada, de campanhas específicas, você poderá usar ferramentas de terceiros.

Desde espionar seus concorrentes até ter análises de hashtag, existem ferramentas disponíveis para todas as suas necessidades no que se refere ter uma análise completa do Instagram.

Aqui estão algumas das melhores ferramentas de análise para Instagram:

Quintly

Quintly é uma ferramenta bem útil de análise de público que fornece informações detalhadas sobre os perfis dos seus próprios seguidores e também dos seus concorrentes.

Além da demografia do público, também fornece insights sobre todas as suas interações com seus seguidores.

Minter.io

Essa ferramenta é simplesmente brilhante e ela leva a análise do Instagram para um outro nível, não apenas informando quais postagens se encaixam melhor com seu público, mas também estará dizendo o por quê.

Lhe dá insights em um nível super detalhado e pode até informar que filtros de foto ou vídeo têm melhor desempenho para o seu negócio.

Iconosquare

Esta é uma ferramenta de auditoria do Instagram que fornece insights detalhados sobre sua conta e o desempenho de seu conteúdo.

Ela possui recursos interessantes, como o Analytics, Analytics de tags e menções no Instagram Stories, que irão ajudar você a entender exatamente o desempenho de cada parte do conteúdo que você posta.

Conclusão de Estratégias de Marketing no Instagram

conclusao de estrategias de marketing digital

Gostou das Estratégias de Marketing no Instagram para alavancar o seu negócio? Percebeu a grande oportunidade que está diante de você com uma ferramenta altamente poderosa?

Mas calma que eu quero te mostrar algo mais poderoso ainda que talvez você ainda não tenha visto. Eu tenho um passo a passo incrível que irá lhe mostrar como criar sua própria estrutura para Vender Online (Todos os dias).

Caso você deseje construir autoridade e audiência em qualquer nicho de mercado, eu vou te mostrar como faço para gerar toneladas de tráfego para os meus projetos e como você pode replicar isso para o seu negócio hoje mesmo, basta clicar no link abaixo!

>> CLIQUE AQUI e Saiba Tudo que Você Precisa para Viver de Negócios Online