Godot é uma Game Engine Boa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Já começou a desenvolver seu game ou ainda está pesquisando as melhores práticas?

Hoje em dia não existe mais dificuldades para se desenvolver games, pois temos muitas ferramentas gratuitas e muitos tutoriais online disponíveis no mercado que torna a criação de jogos algo que qualquer pessoa que se dedique possa fazer.

E a forma mais eficiente que os desenvolvedores adotaram para desenvolver seus jogos foi o uso de engines, pois elas agilizam todo o processo criativo.

A um tempo atrás fizemos alguns artigos sobre algumas das engines mais famosas e utilizadas no mercado que é o Unity e Unreal.

Porém a Godot é uma engine que vem ganhando força no mercado de games.

Tudo pronto por aí? Hoje vamos ver alguns pontos fortes e fracos da engine Godot para saber se realmente vale a pena utilizá-la.

// Vantagens

// Desvantagens

// Exemplos de jogos feitos com Godot

Vantagens

vantagens de godot

  • É open-source (código-aberto). Se em algum momento você sentir alguma limitação do próprio mecanismo, bastará escrever uma extensão em GDScript ou C++ para adicionar alguma alteração no editor.
  • O layout da Godot é bem intuitivo e fácil de entender. Além disso, tudo fica muito claro independentemente se o projeto é em 2D ou 3D.
  • Ela possui uma linguagem própria, chamada de “GDScript”. Uma vez que você domina essa linguagem nativa da ferramenta, você será capaz de criar novas ferramentas no editor
    para qualquer coisa que precisar. Pode ser muito útil para projetos mais complexos.
  • Caso você já seja um programador experiente, esse ponto será importante: o depurador da Godot é fantástico. É poderoso e fácil de usar.
  • A licença totalmente gratuita torna o projeto seu. A Unity ou Unreal, por exemplo, possuem versões gratuitas, mas o mecanismo em si continuará sendo deles. Para todos os efeitos, é como se o Godot fosse uma engine sua e ninguém pode te dizer o que deve ou não fazer.

Desvantagens

desvantagens de godot

  • A comunidade ainda é bem pequena. Como falei no início do artigo, esta é uma engine nova e é normal que ainda tenha uma comunidade descentralizada na internet.
  • A Godot pode ser complexa para iniciantes. O fato dela ser open-source exigirá de você certos conhecimentos em programação para realizar algumas ações e se limitar
  • A engine é atualizada e melhorada constantemente. Isso é bom? Claro! Mas também te forçará a sempre estar tendo cuidado com a compatibilidade ao atualizar versões – para que seu projeto não se corrompa por algum motivo.

Exemplos de Jogos feitos com Godot

The Interactive Adventures of Dog Mendonça & Pizzaboy® – OKAM Studio.

Uma curiosidade sobre esse studio é que ele criou a Godot Engine para desenvolver seus games. Esse jogo é de aventura e baseado na premiada série The Incredible Adventures of Dog Mendonça & Pizzaboy.

Stereobreak

Stereobreak é um shooter que testa sua reação e coordenação de tempo. O objetivo do jogo é matar o chefe em todas as fases.

Deep Sixed

Jogo desenvolvido pelo studio LRDGames, é um simulador espacial no qual o jogador precisa usar estratégia para manter a nave funcionando e protegê-la dos agentes externos ao mesmo tempo que precisa explorar uma nebulosa misteriosa.

Conclusão

conclusao de godot

Godot é uma ótima opção? Com certeza! Mas pode não ser para você neste momento.

Felizmente, existem muitas outras opções para aqueles que querem criar seus próprios jogos!

E para te provar isso quero te mostrar como você pode se tornar um desenvolvedor de Games profissional dominando toda lógica por traz do desenvolvimento de games, e principalmente, se tornando um perito nas melhores engines do mercado.

Conheça nosso curso Desenvolvimento de Games para se tornar um desenvolvedor de games profissional.

E para aqueles que desejam aprender a criar as melhores artes para o seu jogo, Flat Design, Pixel art e muito mais! convido você a conhecer o nosso treinamento: Design de Games.